INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAXIAS DO SUL: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DA HÉLICE TRÍPLICE

Publicado
2014-09-30
Palavras-chave: inovação tecnológica, Hélice Tríplice, incubadora de empresas

    Autores

  • Priscila Bresolin Tisott Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Daniele Nespolo Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Deise Taiana de Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar como o conceito da Hélice Tríplice está aplicado nas atividades da Sociedade Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul. Para atingir este objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com a ITEC, a Universidade de Caxias do Sul, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul e Comlink Equipamentos Eletrônicos, uma das empresas que obteve êxito na incubação.
A análise do conteúdo dos resultados mostrou que a atuação dos agentes se dá, principalmente, por meio de recursos financeiros. Já os principais benefícios obtidos pela Universidade com base nessa relação são o retorno do investimento realizado sob a forma de patentes formalizadas, conquista de novos alunos e reconhecimento como uma Universidade tecnológica, mpreendedora e inovadora. Os benefícios percebidos pelo setor industrial são a capacitação das empresas e empreendedores, enquanto o Poder Público Municipal percebe como benefícios a redução na mortalidade das empresas e a geração de retorno financeiro sob a forma de impostos. As conclusões mostram que o conceito da Hélice Tríplice, desenvolvido por Etzkowitz (2009), constitui uma forma de atuação cooperativa e participativa na Incubadora Tecnológica, ainda que mais segmentos da sociedade pudessem ser atendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Tisott, P. B., Nespolo, D., Dias, D. T. de Ávila, Olea, P. M., & Milan, G. S. (2014). INCUBADORA TECNOLÓGICA DE CAXIAS DO SUL: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DA HÉLICE TRÍPLICE. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(3), 561-591. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.14