ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA – BRASIL

Publicado
2010-03-31
Palavras-chave: abrangência, contabilidade gerencial, docentes de contabilidade

    Autores

  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC
  • Ilse Maria Beuren Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC
  • Daniela Benvenuti Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC

Resumo

O estudo objetiva identificar a área de abrangência da contabilidade gerencial na visão dos docentes que atuam nos cursos de ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) de Santa Catarina - Brasil. Pesquisa descritiva quantitativa foi realizada por meio de uma survey, com aplicação de um questionário de perguntas fechadas. A população compreende os docentes dos cursos de ciências contábeis das 15 IES ligadas ao sistema ACAFE e a amostra dos 40 docentes de nove universidades que responderam ao questionário. Os resultados mostram que na visão dos docentes pesquisados, as principais temáticas de abrangência da contabilidade gerencial são: informações contábeis para tomada de decisão; custos para avaliação, controle e tomada de decisão; controle gerencial por áreas de responsabilidade; avaliação de desempenho e lucro empresarial. Comparando-se os resultados com pesquisa idêntica realizada no estado do Paraná, constatou-se que as informações contábeis para tomada de decisão e custos para avaliação, controle e tomada de decisão foram itens convergentes, considerados muito importantes.

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Como Citar
Cunha, P. R. da, Beuren, I. M., Rausch, R. B., & Benvenuti, D. (2010). ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA – BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(1), 53-76. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.151