ANÁLISE DO POTENCIAL E PERFIL EMPREENDEDOR DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO E O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Publicado
2014-09-30
Palavras-chave: potencial empreendedor, perfil empreendedor, ambiente universitário

    Autores

  • Edson Sadao Iizuka Centro Universitário da FEI, São Paulo/SP
  • Gustavo H. Salati Marcondes de Moraes Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado São Paulo/SP

Resumo

A importância do empreendedorismo no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos e os estudos atuais abordam o tema sob diversas perspectivas. O papel do jovem na criação de novos negócios já é uma realidade e a perspectiva é que se amplie nos próximos anos. Os incentivos ao empreendedorismo universitário podem ser observados de diversas formas, tais como: ações governamentais, iniciativas privadas e nas escolas, com número crescente de cursos e atividades relacionadas ao empreendedorismo. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil empreendedor do estudante de Administração de uma instituição de ensino privada e a visão discente sobre o ambiente universitário. Buscou-se entender como os alunos, com diferentes perfis e em suas diferentes fases no curso de Administração, avaliam o ambiente universitário no qual se inserem, procurando compreender possíveis implicações para a instituição de ensino. Adotou-se uma abordagem de pesquisa quantitativa, e os resultados foram apresentados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado o artigo apresenta uma ferramenta de mensuração do perfil e potencial empreendedor do aluno, bem como de avaliação do ambiente universitário em termos de empreendedorismo e suas implicações para o ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior.

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Como Citar
Iizuka, E. S., & Moraes, G. H. S. M. de. (2014). ANÁLISE DO POTENCIAL E PERFIL EMPREENDEDOR DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO E O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(3), 593-630. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.16