ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM FORTALEZA: UM ESTUDO DOS CONTEÚDOS E INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS

Publicado
2011-09-30
Palavras-chave: ensino do empreendedorismo, cursos de Administração. pesquisa documental, conteúdos, instrumentos pedagógicos.

    Autores

  • Estevão Lima de Carvalho Rocha Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE
  • Gino Augusto Bacchi Faculdade Evolutivo, Fortaleza/CE
  • Diego de Souza Guerra Instituição de vinculação: Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza/CE
  • Estélio Menezes Rôla Júnior Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE
  • Daniel Rodriguez de Carvalho Pinheiro Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE.

Resumo

Esta pesquisa propõe a discussão acerca dos conteúdos e as estratégias de ensino de empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Fortaleza. O empreendedorismo é um fenômeno associado à economia e ao comportamento humano (FILLION, 1999b), especialmente ao comportamento inovador (CARLAND; CARLAND, 2009). A discussão da capacidade empreendedora nata ou não ao ente humano suscitou a seguinte indagação: a oferta da disciplina de empreendedorismo utilizando-se de metodologias de ensino convencionais, em cursos de graduação em administração, contempla as prerrogativas pedagógicas para a formação do empreendedor? Os métodos são os próprios da pesquisa documental. O recorte temporal foi o primeiro semestre de 2010. Os resultados apontam para o fato de que na fase inicial, uma considerável parcela das IES pesquisadas não contemplou o ensino de empreendedorismo em seus projetos pedagógicos de curso. Entre as que contemplaram, verificou-se um predomínio das técnicas de ensino baseadas nas tradicionais exposições dos conteúdos. Portanto, nas instituições estudadas, o processo de ensino não foca a formação do empreendedorismo como téchnê. O foco é a informação e não a formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Rocha, E. L. de C., Bacchi, G. A., Guerra, D. de S., Rôla Júnior, E. M., & Pinheiro, D. R. de C. (2011). ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM FORTALEZA: UM ESTUDO DOS CONTEÚDOS E INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(3), 393-414. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.160