UM OLHAR SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO E AS PRÁTICAS DOCENTES BASEADOS NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Publicado
2011-09-30
Palavras-chave: formação por competências, prática docente, projeto pedagógico, diretrizes curriculares

    Autores

  • Laci Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte/MG
  • Simone Costa Nunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte/MG

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a consistência existente entre o Projeto Político-Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil, as práticas docentes e o processo de formação por competências em curso de Administração. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em fontes documentais e entrevistas para coletar os dados. Como base teórica foi utilizada a abordagem de formação por competências, além da apresentação de um resgate histórico sobre o ensino superior em Administração. Os resultados apontam para a convergência do Projeto Pedagógico com as Diretrizes Curriculares Nacionais em relação à definição das competências e habilidades a serem formadas e à organização curricular. No entanto, nem todos os professores conhecem o Projeto Pedagógico e, mesmo entre os que o conhecem, é consenso a necessidade de um aprofundamento no tema. Além disso, não há clareza por parte da maioria dos docentes quanto à lógica da Pedagogia das Competências, a despeito de ter sido identificada a presença de práticas convergentes com os pressupostos de tal modelo pedagógico. Em termos conclusivos, entende-se que o Projeto Pedagógico em si não é suficiente para ensejar uma mudança do modelo tradicional para uma lógica de formação por competências, remetendo à necessidade de suporte institucional ao processo de mudança.

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Como Citar
Siqueira, L., & Nunes, S. C. (2011). UM OLHAR SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO E AS PRÁTICAS DOCENTES BASEADOS NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(3), 415-445. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.161