O ENSINO DA ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DOS ALUNOS

Publicado
2011-03-31
Palavras-chave: Palavras-chave, Ética, graduação em Administração, métodos de ensino

    Autores

  • Daniela Abrantes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
  • Lucelena Ferreira Ibmec-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de ampliar o entendimento sobre as percepções e opiniões dos alunos a respeito do ensino da Ética nas escolas de Administração. Com base em estudo junto a um grupo de alunos de curso de graduação em Administração de uma faculdade privada do Rio de Janeiro, buscou-se investigar: qual a concepção dos alunos sobre o termo Ética; qual a importância que eles atribuem ao estudo da Ética e como deve ser o ensino da Ética nas escolas de Administração. A revisão bibliográfica trata da definição deste constructo e das contribuições de estudos sobre o ensino da Ética em Administração. Para se atingir o
objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de sete grupos focais, totalizando 74 participantes. Os resultados evidenciaram a importância que os alunos conferem ao ensino da Ética na faculdade de Administração, a ênfase em métodos de ensino participativo
em um ambiente favorável bem como as críticas ao enfoque dado pela faculdade ao ensino da Ética. As conclusões apontam caminhos para o ensino de Ética nas faculdades de Administração. 

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Como Citar
Ferreira, D. A., Ferreira, L., & Faria, M. D. de. (2011). O ENSINO DA ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DOS ALUNOS. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(1), 41-64. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.172