AS SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS ORGANIZACIONAIS: EM ESTUDO, UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Publicado
2009-09-30
Palavras-chave: significações culturais, integração, diferenciação e fragmentação.

    Autores

  • Diogo Junqueira de Castro FGV-EAESP, São Paulo / SP
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva FUCAPE Business School, São Paulo / SP
  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora / MG
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Resumo

Este artigo busca evidenciar a construção das significações culturais em uma organização prestadora de serviços na área de tecnologia da informação. Para tanto, discute-se a diversidade do conceito de cultura e dos estudos organizacionais que o adotam, além das contribuições da díade ordem/desordem de Morin (2001). Os dados da empresa Tecno foram
coletados por meio de 37 entrevistas semiestruturadas, cujo tratamento analítico foi feito pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), por meio de temas confrontados com base na óptica da díade ordem/desordem e na abordagem das três perspectivas sobre cultura em organizações
(CAVEDON; FACHIN, 2000): integração, diferenciação e fragmentação. Observou-se que ações e interesses se legitimam nas construções reveladas em cada uma das três perspectivas, por exemplo, preocupação com a educação na organização (integração); distinções funcionais/profissionais entre os setores da empresa (diferenciação); ambiguidade oriunda das
diferentes relações de interesse entre os membros do setor administrativo (fragmentação). Cabe destaque à perspectiva da diferenciação relativa à homogeneidade dentro dos grupos, e entre as principais representações de deficiências, justamente aspectos relacionados ao serviço de TI (Infraestrutura e informação).

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Como Citar
Castro, D. J. de, Silva, A. R. L. da, Pimentel, T. D., & Carrieri, A. de P. (2009). AS SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS ORGANIZACIONAIS: EM ESTUDO, UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(3), 105-128. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/188