A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2009-06-30
Palavras-chave: Métodos de ensino, ensino de administração, processo ensino-aprendizagem.

    Autores

  • Solange Plebani Universidade Federal de Blumenau / FURB, Blumenau / SC
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Federal de Blumenau / FURB, Blumenau / SC

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Plebani, S., & Domingues, M. J. C. de S. (2009). A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(2), 53-72. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193