ABORDAGENS MISTAS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO USO DE MULTIMÉTODOS NO BRASIL

Publicado
2015-03-31
Palavras-chave: Abordagens Mistas, Pesquisa em Administração, Análise Bibliométrica

    Autores

  • Patricia Liebesny Broilo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Renata Gonçalves Santos Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Ricardo Saraiva Frio Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande/RS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar, Natal/RN

Resumo

Com o objetivo de contribuir para as discussões acerca do uso conjunto de métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em Administração, este artigo apresenta uma análise bibliométrica dos estudos publicados na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE), na Revista de Administração Contemporânea (RAC) e na Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), no período de 2010 a 2014, dimensionando a frequência de uso de abordagens mistas como metodologia de pesquisa e como tal prática está caracterizada em estudos publicados nesse campo no Brasil. Os resultados indicam ser o índice de uso de abordagens mistas ainda pequeno em relação ao uso isolado de métodos qualitativos e quantitativos, denotando uma visão dicotômica envolvendo os paradigmas positivista e interpretativista na prática de pesquisa na disciplina. Conclui-se com a sugestão de novas investigações como, por exemplo, identificar entre os próprios pesquisadores as razões pelas quais utilizam ou não abordagens mistas e as dificuldades implicadas, visando à continuidade do debate sobre os métodos de pesquisa empregados na ciência da Administração.

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Como Citar
Broilo, P. L., Silva, R. G. S., Frio, R. S., Olea, P. M., & Nodari, C. H. (2015). ABORDAGENS MISTAS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO USO DE MULTIMÉTODOS NO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(1), 9-39. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.199