Competências Gerenciais (esperadas <i>versus</i> percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal

Publicado
2016-09-01
Palavras-chave: Professor-Gestor, Competências gerenciais esperadas, Competências gerenciais percebidas, Instituição de Ensino Superior

    Autores

  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Resumo

Este trabalho analisou as competências gerenciais (competências esperadas e competências percebidas) associadas ao papel de professor-gestor em universidades federais à luz do modelo proposto por Mendonça et al. (2012). Argumenta-se que o papel social de professor-gestor é composto pelas competências gerenciais, que, em alguns asectos, são diferentes daquelas exigidas em outras facetas do papel de professor do Ensino Superior. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A análise de conteúdo, com o suporte do software Atlas.ti, foi adotada para análise dos dados. As competências gerenciais esperadas indicaram aproximação com os componentes cognitivo, comportamental, ético e político assinalados por Mendonça et al. (2012) para os saberes de gestão. Sobre as competências gerenciais percebidas, os entrevistados acreditam possuir aquelas caracterizadas por componentes políticos, interpessoais e éticos. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com o entendimento sobre as competências dos professores-gestores de instituições federais de ensino superior.

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Como Citar
Barbosa, M. A. C., Mendonça, J. R. C. de, & Cassundé, F. R. de S. A. (2016). Competências Gerenciais (esperadas <i>versus</i> percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(3), 439-473. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344