Contribuições do Macromarketing para a Formação de Administradores – Podemos Melhorar o Ensino de Marketing em Cursos de Graduação em Administração?

Publicado
2017-09-01
Palavras-chave: Ensino de Administração, Ensino de Marketing, Macromarketing, Formação do Administrador

Resumo

A formação dos estudantes de administração no Brasil encontra-se centrada em aspectos gerenciais do marketing e, por conta disso, gestores parecem incapazes de lidar com a complexidade do sistema de trocas. Em um mundo no qual as vidas das pessoas passam a ser cada vez mais afetadas por mercados, torna-se fundamental ampliar a compreensão a respeito da disciplina que trata das relações entre mercados e sociedade: o macromarketing. No presente artigo, realizamos entrevistas em profundidade com nove professores de marketing de cursos de graduação de administração com o intuito de levantar suas visões acerca do ensino da disciplina, das suas lacunas, assim como seus entendimentos a respeito do macromarketing, seus conceitos e suas possíveis contribuições para a formação de futuros administradores. Os dados coletados trouxeram à tona três lacunas do ensino de marketing associadas à superficialidade de tratamento do conceito de mercado, à desconexão da disciplina com questões sociais e perspectivas locais e à visão acrítica do campo. As entrevistas, também, mostraram as potenciais contribuições do macromarketing para a melhoria da formação dos administradores por meio da inclusão de discussões sobre os sistemas de marketing, as consequências sociais do marketing e uma abordagem mais crítica da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Berardinelli, R. P., & Sauerbronn, J. F. R. (2017). Contribuições do Macromarketing para a Formação de Administradores – Podemos Melhorar o Ensino de Marketing em Cursos de Graduação em Administração?. Administração: Ensino E Pesquisa, 18(3), 558-593. https://doi.org/10.13058/raep.2017.v18n3.628