ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA REFERENTE À TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADE EM PESQUISAS DA ADMINISTRAÇÃO

Márcia Martins Mendes De Luca, Vanessa Ingrid da Costa Cardoso, Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Ayrton Bezerra Pontes

Resumo


A cada dia o tema sustentabilidade se mostra mais recorrente nas pesquisas na área de Administração, sendo inúmeros os pesquisadores que procuram compreender a sustentabilidade e associá-la ao mundo corporativo. O objetivo geral do presente estudo consiste em investigar as perspectivas teóricas da produção científica em Administração direcionada para o tema nos anais do Encontro da Anpad e na Revista de Gestão Social e Ambiental, em um período de oito anos. A pesquisa abrange a análise das características de autoria, dos procedimentos metodológicos e das bases teóricas, além de características qualitativas dos artigos selecionados. Trata-se de estudo qualiquantitativo, caracterizado como pesquisa descritiva, com aplicação da bibliometria e da Análise de Conteúdo. Foram analisados 103 artigos publicados no Encontro da Anpad (edições anuais de 2003 a 2010) e na Revista de Gestão Social e Ambiental (edições quadrimestrais de 2007 a 2010). Os resultados mostraram um aumento da produção científica sobre sustentabilidade, o que evidencia o amadurecimento da área nessa temática. De forma mais pontual, verificou-se uma tendência para as coautorias; uma diversidade metodológica, não se limitando a teorias ou modelos predefinidos; e uma elevada incidência de propostas de modelos relacionados à sustentabilidade.


Palavras-chave


bibliometria; sustentabilidade; produção científica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.10

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2014 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia