Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Administração: Ensino e Pesquisa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para avaliação na revista Administração: Ensino e Pesquisa pode ser escritos em Português, Espanhol, Inglês ou Francês. O documento deve ser apresentado no seguinte formato.

Editor de texto: Word, OpenOffice.

Configuração

  • Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm)
  • Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman tamanho 12;
  • Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas);
  • Número de palavras: o trabalho deve conter entre 5.000 e 10.000 palavras, excluindo-se o resumo e o abstract, as ilustrações, as referências e as notas de final de texto.

Conteúdo da primeira página

  • Título (sem abreviações) do trabalho centralizado, em português e inglês;
  • Resumo em português e inglês, contendo o objetivo do trabalho, os recursos metodológicos utilizados, resultados e conclusões alcançados, envolvendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas;
  • Palavras-chave e keywords (no mínimo três e no máximo cinco);

As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos não poderão ser coloridos e devem estar em formato editável (Word, Power Point ou Excel), fonte tamanho 10 e apresentar: numeração sequencial em algarismos arábicos, título, fonte das informações e legenda, se aplicável.

Equações e Hipóteses numeradas em ordem sequencial em algarismos arábicos à esquerda e em formato editável (Word).

Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, sequencialmente, antes das referências.

Citações

As citações devem ser elaboradas segundo a norma NBR 10520:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Utiliza-se o sistema autor-data conforme os exemplos a seguir (consultar a norma completa para os demais casos não apresentados aqui):

  • Publicação com um autor: Rodrigues (2005) ou (RODRIGUES, 2005);
  • Publicação com dois autores: Parente e Ferreira (2007) ou (PARENTE; FERREIRA, 2007);
  • Publicação com três autores: Ladeira, Santini e Araujo (2012) ou (LADEIRA; SANTINI; ARAUJO, 2012);
  • Publicação com quatro ou mais autores: citar penas o primeiro e adicionar a expressão et al. em seguida – Cardoso et al. ou (CARDOSO et al., 2008);
  • Havendo mais de um trabalho do mesmo autor, no mesmo ano, adicionar letras minúsculas (a, b, c, d etc.), em ordem alfabética, imediatamente após a data (SOBRENOME, 2010a; SOBRENOME, 2010b);
  • As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem estar SEM ASPAS, seguidas apenas do sobrenome do(s) autor(es) e do ano de publicação da obra;
  • As citações diretas (transcrição textual de parte da obra do autor consultado) devem estar ENTRE ASPAS, seguidas do sobrenome do(s) autor(es), ano de publicação e página(s).
  • Exemplos:
    • Este método tem como “premissa de que os conhecimentos sobre os indivíduos só são possíveis com a descrição da experiência humana, tal como ela é vivida e tal como ela é definida por seus próprios atores” (SPINDOLA; SANTOS, 2003, p. 120).
    • No contexto corporativo, o TBL, segundo Lages, Lages e França (2010, p. 18), “reflete um conjunto de valores, objetivos e processos que uma organização deve focar para criar valor em três dimensões: econômica, social e ambiental”.
  • As citações diretas com MAIS DE TRÊS LINHAS, devem ser aparecer em parágrafo isolado, em espaço simples, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, SEM ASPAS e seguidas da referência (SOBRENOME, ano, p. 12).

Referências

As referências devem ser elaboradas de acordo com a norma NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devem ser apresentadas em ordem alfabética ao final do artigo, respeitando as seguintes regras gerais (consultar a norma completa para os demais casos não apresentados aqui):

  • Abreviar o(s) prenome(s) do(s) autor(es) depois de seu(s) sobrenome(s);
  • Caso a publicação apresente quatro ou mais autores, referenciar apenas o primeiro e adicionar a expressão et. al em seguida;
  • As referências devem apresentar apenas as obras citadas no corpo do texto (citação direta e indireta, conforme NBR 10520:2002);
  • Deve-se utilizar o destaque em itálico para os títulos das publicações, conforme os exemplos a seguir (os subtítulos não são grifados);
  • Verificar se todas as referências citadas ao longo do texto constam na listagem final e vice-versa.

Exemplos

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

CHRISTENSEN, C. M.; ANTHONY, S. D.; ROTH, E. A. O futuro da inovação: usando as teorias da inovação para prever mudanças no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Capítulos de livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

SOUZA, E. C. L.; GUIMARÃES, T. A. O ensino do empreendedorismo em instituições de ensino superior brasileiras. In: SOUZA, E. C. L. de, GUIMARÃES, T. A. Empreendedorismo além do plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 241-259.

Periódicos

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação (Opcional), número do volume (v.), número do fascículo (n.), páginas inicial e final do artigo, mês(es) (jan./mar.). Ano de publicação. 

BERTERO, C. O.; VASCONCELOS, F. C.; BINDER, M. P. Estratégia empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 4, p. 48-63, out./dez. 2003.

Obs: Para artigos científicos, adicionar preferencialmente o DOI ao final da referência. Exemplo:

SIEGLER, J.; BIAZZIN, C.; FERNANDES, A. R. Fragmentação do conhecimento científico em Administração: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 3, p. 254-267, maio./jun. 2014. DOI: 10.1590/S0034-759020140302.

Teses, dissertações e monografias

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título da tese/dissertação/monografia. Ano. Número de páginas ou folhas (169 f.). Tese, Dissertação ou Monografia (Doutorado, Mestrado ou Graduação em ... (área de concentração)) – Vinculação acadêmica (programa de pós, faculdade, universidade etc.), local da defesa, ano de publicação.

BARBOSA, P. R. A. Índice de sustentabilidade empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE-Bovespa): exame da adequação como referência para aperfeiçoamento da gestão sustentável das empresas e para formação de carteiras de investimento orientadas por princípios de sustentabilidade corporativa. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

Anais de eventos

SOBRENOME, Prenomes abreviados. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em CAIXA ALTA), numeração do evento (11., 5., 24. etc.), ano, local (cidade) de realização. Anais... Local: Editora, data de publicação e página inicial e final (se houver). Disponível em: <url, se houver>. Acesso em: dia mês (abreviado, com exceção de maio). Ano.

SANTOS, S. R. de O.; SOUZA, M. J. B.; FALKEMBACH, J. R. Responsabilidade social corporativa: um estudo bibliométrico da produção dos EnAnpads na última década. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 5., 2008, Resende. Anais... Resende: AEDB, 2008.

Documento eletrônico

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. 2005. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2013.

BRASIL. Congresso. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm>. Acesso em: 25 ago. 2013.

As notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e serem reunidas ao final do texto, sequencialmente, depois das referências.

Trabalhos publicados em decorrência de atividades financiadas por quaisquer órgãos de fomento, por exemplo, CNPq, CAPES, FAPESP dentre outros, deverão fazer menção ao apoio recebido, após as referências, com as seguintes notas: a) trabalho assinado por um autor: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da (Nome da Instituição por extenso)’’; b) trabalho assinado por mais de um autor: “Beneficiário de auxílio financeiro da (Nome da Instituição por extenso)’’.

O(s) autor(s) que desconsiderar(em) os parâmetros antes descritos terão seu trabalho devolvido para providenciar as adequações cabíveis.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto está alinhado ao escopo do periódico.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional.
  3. O arquivo submetido está em formato Word ou OpenOffice e não contém nenhuma informação que permita a identificação dos autores, incluindo nas propriedades do arquivo.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. As informações dos autores (nome, titulação, vínculo institucional, contato) foram incluídas no formulário de submissão.
  6. Indicou-se, quando da submissão, se o texto é originado de artigo publicado em congresso ou tese/dissertação.
  7. O DOI (Digital Object Identifier) das referências de artigos científicos foram informados, quando possível.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos textos publicados na Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP) permanecerão com os autores da publicação. Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios. Após a aprovação do artigo para publicação, os autores serão comunicados por e-mail e receberão uma carta com as condições relativas aos direitos de publicação e divulgação em mídia eletrônica. O documento deve ser assinado por cada um dos autores, e enviado em formato digital via e-mail.

As afirmações, opiniões e expressões dos textos publicados são de responsabilidade dos autores.

O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software destinado para este fim.

A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.

Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.

Licença Creative Commons

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços dos autores informados durante o processo de avaliação são utilizados exclusivamente para o serviço prestado por esta publicação, não sendo utilizados para outra finalidade ou disponibilizados a terceiros.

 


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia