Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O número máximo de autores por artigo é cinco.
- A quantidade de submissões por autor/ano é limitada a duas, independente se figurar como autor ou coautor.
- O material deve apresentar ao menos 50% de referências recentes (últimos cinco anos).
- O material deve apresentar ao menos 50% de referências com base em artigos publicados em periódicos científicos com estrato igual ou superior a B1 (Qualis-Capes). Consideramos os estratos para periódicos de qualquer área de avaliação do Qualis/Capes.
- O material deve apresentar ao menos 25% de referências e citações de artigos publicados em periódicos científicos internacionais com índice JCR ou H-index (SCOPUS, dispoível no Scimago Journal Rank - https://www.scimagojr.com/).
- O texto está alinhado ao escopo do periódico.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
-
O arquivo submetido está em formato Word ou OpenOffice e não contém nenhuma informação que permita a identificação dos autores, incluindo nas propriedades do arquivo.
- As informações dos autores (nome, titulação, vínculo institucional, contato) foram incluídas no formulário de submissão.
- Indicou-se, quando da submissão, se o texto é originado de artigo publicado em congresso ou tese/dissertação.
-
O DOI (Digital Object Identifier) das referências de artigos científicos foram informados, quando possível.
Artigos
Artigos científicos originais e inéditos.Resenhas
Resenha crítica de livros.
Orientações Gerais
A RAEP tem interesse em publicar resenha crítica de livros que contribuam para o avanço no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação em Administração e demais publicações cujo conteúdo colabore para a prática da pesquisa em diferentes áreas da Administração.
Estrutura sugerida para Resenha Crítica
Algumas questões para nortear a elaboração de uma resenha crítica são indicadas a seguir:
- Em síntese, do que trata o livro/publicação?
- De que modo o assunto é abordado?
- Qual é a principal tese do autor? Outra ideias complementares?
- Qual foi a intenção do autor ao apresentar tal publicação?
- O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
- Por que o assunto tratado é útil e relevante?
- Qual é o principal público-alvo dessa publicação?
- Por que o leitor, que é o público-alvo, vai achá-lo útil?
- Quais são principais conclusões e perspectivas com base no que foi apresentado?
- O tratamento dado ao tema foi bem encadeado de modo a torná-lo compreensível?
- Comparando essa obra com outras congêneres, inclusive do mesmo autor, quais conclusões podemos chegar?
Casos de Ensino
Casos de ensino inéditos para uso em sala de aula. Serão aceitos apenas casos baseados em situações reais.
Orientações Gerais
Existem diferentes estilos de Casos de Ensino; um deles é o de Harvard que, normalmente, apresentam a descrição da situação-problema de forma mais detalhada. Enquanto que no Brasil, em geral, os Casos são mais diretos com relação aos temas e teorias utilizadas. Em ambos os estilos, o objetivo de aprendizagem com relação à discussão de temáticas relacionadas ao campo da Administração pode ser alcançado, servindo como uma ferramenta importante para auxiliar os professores no desafio de unir teoria e prática.
A RAEP tem interesse em publicar Casos de Ensino que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem dos docentes e discentes dos cursos de graduação em Administração.
Nesse sentido, o Caso de Ensino deve tratar de um (ou mais) problema(s) real(is) de gestão, no qual foi necessária a tomada de decisão.
O nome real da empresa pode ser omitido, pois o foco central é o contexto do processo decisório. Deve-se ter a autorização da empresa para o uso do nome real. Se possível, os dados e datas devem ser reais. Quando não for possível, sugere-se utilizar dados fictícios, mas proporcionais (pode-se multiplicar os valores reais por 3,5 ou 0,3, por exemplo) ao que se verificou na prática.
Estrutura sugerida para o Caso de Ensino
(a) Descrição inicial do contexto e do problema (utilizar datas que ajudem o leitor a compreender a situação vivida pela organização, apresentação das pessoas envolvidas, contexto de tomada de decisão etc);
(b) Histórico e Informações Básicas da Organização (Principais fatos ao longo da história, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros etc);
(c) Descrição detalhada do contexto e do Principal Problema/Desafio. Além da descrição detalhada do contexto e problema, sugere-se sinalizar os dilemas vividos pelos gestores ou mesmo alternativas de decisão, que possam estimular o debate;
(d) Fechamento do caso, com uma síntese do Caso e também com um panorama provável sobre o futuro da organização. Recomenda-se que sejam apresentadas questões para discussão logo após o fechamento. A ideia é que as questões contribuam, tanto para os alunos como também aos professores, na aplicação do Caso de Ensino em sala de aula.
Notas de Ensino
Para que os Casos de Ensino possam ser utilizados em sala de aula, é necessário a apresentação das Notas de Ensino, que devem contemplar os seguintes aspectos:
(a) Modelos e teorias que dão base à compreensão, análise e debate do Caso;
(b) É recomendável que as notas de ensino tratem dos aspectos didáticos e pedagógicos, ou seja, sugestões de como o Caso pode ser utilizado, as possibilidades de análise e debate, os objetivos a serem alcançados, respostas e reações prováveis dos alunos etc.;
(c) Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional, auxiliando professores e alunos na exploração do Caso em termos didáticos.
(d) Indicação de referências pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica. Deve-se evitar o uso de citações ou referências no Caso, pois isso pode prejudicar a fluência do texto.
Referências Sugeridas como suporte na elaboração de Casos
1) IIZUKA, E.S. O Método do Caso de Harvard: Reflexões Sobre sua Pertinência ao Contexto Brasileiro. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A2874.pdf
2) ROESCH, S.M.A. Notas sobre a Construção de Casos para Ensino. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v11n2/a12v11n2.pdf
3) FARIA, M.; FIGUEIREDO, K.F. Casos de Ensino no Brasil: Análise Bibliométrica e Orientações para Autores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n2/04.pdf
Resumos de Teses e Dissertações
Resumos de Teses e Dissertações relacionadas ao escopo do periódico.
Chamado Especial: Desafios da Docência em Cursos de Graduação em Administração
Chamada Especial de produções acadêmicas e técnicas relacionadas à temática Desafios da Docência em Cursos de Graduação em Administração.
Declaração de Direito Autoral
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços dos autores informados durante o processo de avaliação são utilizados exclusivamente para o serviço prestado por esta publicação, não sendo utilizados para outra finalidade ou disponibilizados a terceiros.