Dieselgate: A corporação no banco dos réus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1045

Palavras-chave:

Crime corporativo, Dark side, Dieselgate

Resumo

Este caso para ensino em administração desafia a perspectiva tradicional que se dedica aos casos de melhores práticas e de decisões tomadas pelos gestores nas atividades gerenciais. Nessa direção, o objetivo deste caso de ensino é provocar reflexões e debate sobre o dark side de organizações contemporâneas, mais especificamente, sobre um crime corporativo. O caso em evidência é o chamado dieselgate, um crime protagonizado pela corporação alemã Volkswagen, na falsificação de resultados de emissões de poluentes em motores a diesel. Diferentemente de casos para ensino que partem de um dilema do gestor, este caso é focado nas práticas corporativas prejudiciais ao meio ambiente, nos fatores que estimulam as empresas a agirem de forma criminosa e como essas condições podem ser alteradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora em Administração pela FGV/ EAESP.

Áreas de interesse em pesquisa: estudos organizacionais, estudos críticos em administração, ensino e pesquisa em administração.

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Medeiros, C. R. de O. (2019). Dieselgate: A corporação no banco dos réus. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(2), 402–425. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1045

Edição

Seção

Casos de Ensino