O MÉTODO HISTÓRIA DE VIDA: DESVENDANDO A SUBJETIVIDADE DO INDIVÍDUO NO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES

Nicole Maccali, Luciano Minghini, Carolina de Souza Walger, Karina de Déa Roglio

Resumo


As agendas de pesquisa em processo decisório sugerem investigações com foco nos aspectos subjetivos da tomada de decisão, como os valores e a experiência de vida do gestor. Sugerem, também, a adoção de novos métodos para explorar esse fenômeno, considerando que os métodos mais utilizados apresentam limitações no entendimento das subjetividades do indivíduo. Com base nessas agendas, no presente artigo, propõe-se a utilização do método história de vida como possibilidade metodológica para a investigação das influências dos
aspectos subjetivos no processo de decisão. Como forma de evidenciar as possibilidades do método, apresentase um caso ilustrativo. Neste sentido, a principal contribuição deste artigo é evidenciar a possibilidade de utilização do método história de vida no estudo dos aspectos subjetivos do processo de tomada de decisão do indivíduo.


Palavras-chave


método história de vida; processo de decisão; valores individuais; experiência pessoal

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n3.11

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2014 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia