A Pesquisa Histórica em Administração: uma Proposta para Práticas de Pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1104

Palavras-chave:

Pesquisa histórica, método de pesquisa, pesquisa qualitativa, método histórico, fonte histórica

Resumo

Desde a última década, o uso da História vem se consolidando como uma perspectiva legítima nas pesquisas no campo da Administração, de forma geral, e nos Estudos Organizacionais de forma mais específica. Entretanto, apesar do amadurecimento, esse tipo de pesquisa ainda carece de maiores explicações a respeito de conceitos e procedimentos que possibilitem a operacionalização da pesquisa histórica dentro do campo da Administração. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir os caminhos da Pesquisa Histórica em Administração como método de pesquisa. Para atingir esse objetivo, procuramos revisitar a retomada da pesquisa histórica em Administração para, em seguida, discutir três dos principais conceitos norteadores da pesquisa histórica: fato histórico, fontes e documentos históricos e a operação histórica, inseridos em um percurso e operacionalização metodológica, considerando as diferentes etapas da pesquisa histórica e suas particularidades. Pretendemos, com essa discussão, abrir caminhos para que pesquisadores da área de Administração possam assumir uma atuação crítica e reflexiva capaz de romper com o pensamento tradicional que percebe as organizações como estruturas estáticas, regulares e constituídas a partir de relacionamentos causais cujos padrões e leis universais buscam explicar e predizer, historicamente, o que acontece no mundo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra de Sá Mello da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Administração pela FGV/EBAPE.

Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais. História, Memória e Organizações. Comunicação e Discursos Organizacionais. Teorias Organizacionais (Perspectivas reflexivas sobre organizações e a dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).


Marcelo Almeida de Carvalho Silva, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Administração pela PUC-Rio e Membro do Núcleo de Pesquisa em Administração da FACC/UFRJ (NUPAD - ADM/UFRJ).

Áreas de interesse em pesquisa: Má conduta organizacional – violência, crimes corporativos, violação dos direitos humanos, corrupção – e as formas adotadas para a normalização de tais práticas. Perspectiva Histórica na Gestão. Análise do Discurso. 


Publicado

2019-01-02

Como Citar

Costa, A. de S. M. da, & Silva, M. A. de C. (2019). A Pesquisa Histórica em Administração: uma Proposta para Práticas de Pesquisa. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(1), 90–121. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1104

Edição

Seção

Artigos