MODELO CAPES DE AVALIAÇÃO: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRIÊNIO 2010-2012?
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.130Palavras-chave:
avaliação CAPES, fator de impacto, avaliação professores, triênio 2010-2012Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o sistema de avaliação dos programas de pós-graduação na Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e propor medidas para aprimorar estas avaliações. Induzidos pelos critérios de avaliação da CAPES, os programas de pós-graduação passaram a supervalorizar a produção científica em detrimento das demais atividades desenvolvidas pelos seus professores. O fator de impacto, medida que indica a qualidade dos periódicos, transformou-se no indicador da qualidade do trabalho do
professor, uma vez que as avaliações individuais dos professores estão fortemente centradas na análise da sua produção científica. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma revisão na literatura sobre avaliação na pós-graduação, que, juntamente com a experiência do autor como professor, pesquisador, gestor de programa de pós-graduação e também membro em 2007 da comissão que avaliou o desempenho dos programas de pós-graduação em Administração subsidiaram a análise aqui apresentada. O artigo apresenta questionamentos e algumas propostas. Questionam-se os atuais critérios de avaliação do desempenho individual dos professores e alerta-se para suas possíveis consequências. Sugere-se que a avaliação considere todas as atividades desenvolvidas pelo professor, construindo o que foi denominado pelo autor de Fator “P”. Este Fator mediria o impacto das atividades do professor no âmbito local, nacional e internacional. Nas considerações finais, é feito um convite para
que os membros da comunidade científica se engajem no debate destas questões.
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