ESTRATÉGIA: ACORDOS, DESACORDOS E REVISÕES SOBRE O TEMA

Autores

  • Anthero de Moraes Meirelles
  • Carlos Alberto Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.131

Palavras-chave:

Palavras-chave, estratégia, revisões sobre estratégia, dimensões paradigmáticas da estratégia.

Resumo

Amplamente utilizado nas teorias organizacionais e gerenciais contemporâneas, e no universo discursivo da consultoria empresarial, o termo estratégia se tornou alvo de atenção e de significados, definições e modelos diversos. Autores celebram esta diversidade, ou pelo menos a
consideram inevitável, em função da riqueza semântica do vocábulo e da natureza intrinsecamente complexa e mutável daquilo que se acostumou tratar como estratégia no contexto das organizações (MINTZBERG; LAMPEL; AHLSTRAND, 2000; SMIRCICH; STUBBART, 1985; SNOW; HREBINIAK, 1980). Outros defendem alguma disciplina no campo, sobretudo, para facilitar o acúmulo de conhecimento, por meio da utilização sistemática de um conjunto de conceitos – e alternativas para sua operacionalização – razoavelmente aceito (VENKATRAMAN;
GRANT, 1986). Este artigo teve por objetivo revisitar o conceito de estratégia e seu uso corrente na administração, desde o seu uso específico, tais como em gestão estratégica de pessoas, estratégia de comunicação, ou sua aplicação geral, como no posicionamento organizacional, que é a alma, a personalidade, a razão de ser da empresa.

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Biografia do Autor

Anthero de Moraes Meirelles

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais Diretor de Administração do Banco Central do Brasil. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia corporativa e governança

Carlos Alberto Gonçalves

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo,Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação Mineira de Educação e Cultura. Estratégia das organizações e mercadologia

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Meirelles, A. de M., & Gonçalves, C. A. (2010). ESTRATÉGIA: ACORDOS, DESACORDOS E REVISÕES SOBRE O TEMA. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(4), 601–617. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.131

Edição

Seção

Artigos