APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DO CAPM EM DIVERSOS CENÁRIOS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.132Palavras-chave:
risco e retorno, precificação de ativos, beta, CAPM, mercado de açõesResumo
Inúmeros estudos têm sido feitos procurando mensurar o componente de risco envolvido no retorno esperado em investimentos de capital. O objetivo deste trabalho é o de comparar os resultados obtidos nas diversas metodologias de cálculo do Capital Asset Princing Model (CAPM) com os resultados efetivos apresentados pelas ações de empresas do mercado brasileiro no período de 2000 a 2004. Esses cálculos utilizam quatro metodologias de determinação do índice beta e três metodologias de cálculo do CAPM, em oito cenários macroeconômicos distintos. A pesquisa buscou determinar relações de igualdade entre o conjunto dos
diversos retornos esperados obtidos e o efetivo comportamento de retornos dos ativos estudados em diversos cenários. O estudo utilizou o método estatístico Teste de Hipóteses de Diferença de Médias de duas Populações para comparar as diversas séries de retornos esperados obtidos, com os respectivos retornos efetivos. Os resultados obtidos sugerem a indicação de algumas metodologias e cenários como ferramentas válidas na predição de retornos futuros desses ativos, notadamente quando introduzidas variáveis que considerem o risco-país na sua mensuração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.