APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DO CAPM EM DIVERSOS CENÁRIOS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

José Matias Filho, Wilson Toshiro Nakamura, Douglas Dias Bastos

Resumo


Inúmeros estudos têm sido feitos procurando mensurar o componente de risco envolvido no retorno esperado em investimentos de capital. O objetivo deste trabalho é o de comparar os resultados obtidos nas diversas metodologias de cálculo do Capital Asset Princing Model (CAPM) com os resultados efetivos apresentados pelas ações de empresas do mercado brasileiro no período de 2000 a 2004. Esses cálculos utilizam quatro metodologias de determinação do índice beta e três metodologias de cálculo do CAPM, em oito cenários macroeconômicos distintos. A pesquisa buscou determinar relações de igualdade entre o conjunto dos
diversos retornos esperados obtidos e o efetivo comportamento de retornos dos ativos estudados em diversos cenários. O estudo utilizou o método estatístico Teste de Hipóteses de Diferença de Médias de duas Populações para comparar as diversas séries de retornos esperados obtidos, com os respectivos retornos efetivos. Os resultados obtidos sugerem a indicação de algumas metodologias e cenários como ferramentas válidas na predição de retornos futuros desses ativos, notadamente quando introduzidas variáveis que considerem o risco-país na sua mensuração.


Palavras-chave


risco e retorno; precificação de ativos; beta; CAPM; mercado de ações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.132

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2010 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia