CARACTERÍSTICAS CURRICULARES DOS DOUTORADOS EM FINANÇAS BRASILEIROS E NORTE-AMERICANOS: REQUISITOS DE ENTRADA/SAÍDA E DISCIPLINAS OFERTADAS

Publicado
2010-06-30
Palavras-chave: Doutorados em Finanças, Brasil, Estados Unidos.

    Autores

  • Flávia Cruz de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis /SC
  • José Alonso Borba Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as características curriculares dos cursos de doutorado em Finanças brasileiros e norteamericanos e, como objetivos específicos: (i) explorar os requisitos de entrada e saída desses cursos; e (ii) apresentar as disciplinas obrigatórias e
optativas oferecidas. Para efeitos deste estudo, os doutorados em Finanças brasileiros são os doutorados em Administração com linha de pesquisa em Finanças. Foram analisados 11 doutorados brasileiros e 24 norteamericanos, e as informações necessárias foram coletadas nas páginas dos programas na Internet, disponíveis nos editais de seleção e em links
referentes à estrutura do curso. Os resultados referentes aos requisitos de entrada e saída demonstraram que: nove dos 11 doutorados brasileiros exigem o Teste ANPAD, enquanto todos os doutorados norte-americanos exigem o GMAT; entrevistas são realizadas por todos os cursos brasileiros, mas por apenas cinco programas norte-americanos; dedicação exclusiva é exigência de todos os doutorados norte-americanos, diferentemente dos programas brasileiros; publicações em congressos/periódicos são requisitos de saída para seis doutorados nacionais; já os cursos norte-americanos exigem somente working papers. No que se refere às disciplinas obrigatórias e optativas, os doutorados norte-americanos oferecem uma maior quantidade e
diversidade, e os doutorados brasileiros não possuem disciplinas obrigatórias em Finanças.

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Como Citar
Souza, F. C. de, & Borba, J. A. (2010). CARACTERÍSTICAS CURRICULARES DOS DOUTORADOS EM FINANÇAS BRASILEIROS E NORTE-AMERICANOS: REQUISITOS DE ENTRADA/SAÍDA E DISCIPLINAS OFERTADAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(2), 217-243. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.144