ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E POTENCIAL DE BARREIRAS DE ENTRADA EM SERVIÇOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM TEÓRICA

Publicado
2010-03-31
Palavras-chave: barreiras de entrada, escala de operação, estratégias competitivas, intensidade de capital, serviços

    Autores

  • Dimária Silva e Meirelles Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de abordagem teórica para estratégias competitivas e barreiras de entrada em serviços. Utiliza-se uma definição de serviços baseada no pressuposto de que o processo de trabalho pode ser humano ou mecânico, com a utilização tanto de recursos humanos quanto máquinas e equipamentos. Dessa perspectiva propõe-se uma matriz de classificação das estratégias competitivas em serviços baseada em duas variáveis: grau de intensidade de capital e escala de operação. Quatro possibilidades de prestação do serviço e as respectivas estratégias competitivas são identificadas: i) baixa intensidade de capital e pequena escala de operação – estratégias voltadas para a reputação e fidelização de clientes; ii) baixa intensidade de capital e larga escala de operação – estratégias baseadas no controle e padronização de procedimentos; iii) alta intensidade de capital e pequena escala de operação – estratégias de inovação e aumento do conteúdo tecnológico; e iv) alta intensidade de capital e larga escala de operação – estratégias de exploração de economias de escala. Em seguida, propõe-se uma matriz que conecta essas estratégias com barreiras de entrada, as quais podem ser relacionais, de custo, tecnológicas e de escala.

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Como Citar
Meirelles, D. S. e. (2010). ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E POTENCIAL DE BARREIRAS DE ENTRADA EM SERVIÇOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM TEÓRICA. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(1), 79-100. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.152