Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos “Projetos e Atividades Especiais – PAES”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1523

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Atividades interdisciplinares, Projetos interdisciplinares, Análise de redes sociais, Coordenadores de curso

Resumo

Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado em uma Instituição de Educação Superior (IES) brasileira com a participação dos coordenadores por sua importância nas ações conjuntas entre cursos. Foram analisados os relacionamentos entre coordenadores e o quanto estes  conhecem e promovem ações interdisciplinares tendo por base os Projetos e Atividades Especiais (PAEs) desenvolvidos na instituição. Também foram avaliadas, pelos pesquisados, dimensões consideradas essenciais para o sucesso dos trabalhos de grupos interdisciplinares. Os dados do questionário respondido pelos coordenadores foram interpretados por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) com uso do software UciNet V6. Concluiu-se que ações interdisciplinares são incipientes entre os coordenadores. A dimensão “Comunicação eficaz” recebeu a melhor pontuação entre os respondentes para a consolidação da interdisciplinaridade entre os cursos. Já a dimensão “Características individuais” teve a menor pontuação. Notam-se ações individuais para promover e divulgar atividades interdisciplinares e que a interdisciplinaridade está na pauta da IES pesquisada, mas não se evidencia ação institucional para fortalecimento dos relacionamentos entre coordenadores. Características do coordenador e ou do curso fazem com que determinados cursos se mostrem como “ilhas de conhecimento”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Garcia Penof, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Sandra Bergamini Leonardo, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, SP

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP

Doutor em Administração pela FEA/USP.

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Penof, D. G., Leonardo, S. B., & Farina, M. C. (2020). Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos “Projetos e Atividades Especiais – PAES”. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(1), 24–51. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1523

Edição

Seção

Artigos