Fênix Sorri - O Caso Smiles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1536

Palavras-chave:

Marketing, Modelo de Negócio, Programa de coalizão, Programa de fidelidade, Estratégia competitiva

Resumo

O objetivo deste caso é apresentar a evolução do modelo de negócio do Smiles, desde a sua criação, como um programa de fidelidade da maior companhia aérea brasileira na época, a VARIG, até o momento mais recente, como uma companhia independente de capital aberto, que se transformou em um programa de coalizão. Ao longo do caso, o leitor se deparará com várias situações ligadas à gestão de negócios, especialmente do ponto de vista das decisões estratégias e de definições relacionadas ao tripé configuração, construção e apropriação de valor, inerentes aos estudos relacionados à Modelo de Negócios, assim como conceitos provenientes de diversas áreas do conhecimento em Administração de Empresas. Espera-se que sua utilização contribua para o enriquecimento dos estudos, cujas temáticas estejam associadas às áreas de Estratégia e, sobretudo, de Modelo de Negócios, valendo-se de uma situação real, que permitirá aos leitores maior vivência da realidade de uma das principais companhias brasileiras no seu setor de atuação. Notas de ensino são apresentadas ao final propondo formas para utilização do caso, embasamento teórico e sugestão de questões para discussão. O presente estudo foi realizado em 2015, com consentimento da então “Head of Marketing” da companhia, para fins acadêmicos, e atualizado, por meio de dados secundários, em 2017.

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Biografia do Autor

Rafael Silva Guerreiro, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Mestre em Empreendedorismo e Marketing pela USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Empreendedorismo, Marketing, Vendas e Transporte Aéreo.

Dimária Silva e Meirelles, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutora em Economia Industrial e da Tecnologia pela IE/UFRJ.

Áreas de interesse em pesquisa: Modelos de Negócio, Tecnologia e Capacidades Dinâmicas em Serviços.

Artur Machado da Motta, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, SP

Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing, Empreendedorismo Digital, Varejo e Gamificação de Negócios.

Vérica Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora em Engenharia de Produção pela USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Inovação, Indústria 4.0, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Melhoria Contínua e Medição de Desempenho.

Verônica Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de Marcas, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Inovação.

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Guerreiro, R. S., Meirelles, D. S. e, Motta, A. M. da, Paula, V. F. de, & Paula, V. F. de. (2019). Fênix Sorri - O Caso Smiles. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(2), 450–487. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1536

Edição

Seção

Casos de Ensino