SmartPLS 3: especificação, estimação, avaliação e relato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1545

Palavras-chave:

Modelagem de Equações Estruturais, SmartPLS 3, Mínimos Quadrados Parciais

Resumo

A modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) tem sido empregada nas mais variadas áreas de pesquisa, aumentando a quantidade de artigos publicados com o uso desse método de modo exponencial. Há vários motivos para que isso esteja ocorrendo, mas um deles é o fato do software SmartPLS ter facilitado o uso do PLS-SEM. Este artigo tem o objetivo de apresentar sete exemplos didáticos com conjuntos de dados reais e disponíveis àqueles que queiram aprender ou ensinar PLS-SEM, tratando de temas como: avaliação do modelo de mensuração, avaliação do modelo estrutural, multicolinearidade, variável latente de segunda ordem, mediação, moderação com variável numérica e categórica (MGA – multi-group analysis).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes de Souza Bido, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem organizacional; Metodologias quantitativas de análise de dados.

Dirceu da Silva, Universidade de Campinas, Campinas, SP

Doutor em Educação pela USP.

Áreas de interesse em pesquisa: Planejamento e Avaliação Educacional, Educação a distância e metodologias quantitativas de análise de dados.

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Bido, D. de S., & da Silva, D. (2019). SmartPLS 3: especificação, estimação, avaliação e relato. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(2), 488–536. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1545

Edição

Seção

Recursos e Técnicas de Ensino e Pesquisa