Desempenho Social Corporativo em Instituições de Ensino Superior: a Visão dos Gestores Sobre os Stakeholders

Taiguara de Freitas Langrafe, Adalberto Américo Fischmann, João Maurício Gama Boaventura, Fernanda Rosalina da Silva Meireles

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a importância relativa dos stakeholders das Instituições de Ensino Superior (IES) para o Desempenho Social Corporativo, segundo a percepção dos Gestores das IES brasileiras. Apresenta como problema de pesquisa o gap sobre o cálculo do CSP, que não é claro, em particular quanto à importância relativa de cada stakeholder. Nota-se a ausência de pesquisas delimitadas em um setor e contexto específicos. Os dados foram obtidos através de uma survey, com questionário validado por especialistas, enviado por e-mail para 2.391 IES brasileiras, obtendo 88 respostas completas. É possível identificar diferenças na importância relativa dos stakeholders de acordo com os diferentes aspectos pesquisados – no geral, a maior importância relativa para Corpo Docente, Corpo Discente e Corpo Técnico-Administrativo, e menor para Fornecedores. O trabalho permite identificar heterogeneidade de importância dos stakeholders de acordo com a natureza da IES (Pública ou Privada), além de trazer dados empíricos inéditos sobre a relevância dos stakeholders no contexto de IES brasileiras. Evidencia-se que os gestores de IES Públicas têm uma visão mais superficial de seus stakeholders, pouco diferenciando-os entre si. Por sua vez, os gestores de IES Privadas apresentam uma visão mais detalhada e rica dos múltiplos stakeholders, classificando-os em diferentes níveis de importância.


Palavras-chave


Stakeholder; Desempenho Social Corporativo; Ensino Superior; Administração Estratégica; Responsabilidade Social

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1571

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2020 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia