Desempenho Social Corporativo em Instituições de Ensino Superior: a Visão dos Gestores Sobre os Stakeholders
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1571Palavras-chave:
Stakeholder, Desempenho Social Corporativo, Ensino Superior, Administração Estratégica, Responsabilidade SocialResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a importância relativa dos stakeholders das Instituições de Ensino Superior (IES) para o Desempenho Social Corporativo, segundo a percepção dos Gestores das IES brasileiras. Apresenta como problema de pesquisa o gap sobre o cálculo do CSP, que não é claro, em particular quanto à importância relativa de cada stakeholder. Nota-se a ausência de pesquisas delimitadas em um setor e contexto específicos. Os dados foram obtidos através de uma survey, com questionário validado por especialistas, enviado por e-mail para 2.391 IES brasileiras, obtendo 88 respostas completas. É possível identificar diferenças na importância relativa dos stakeholders de acordo com os diferentes aspectos pesquisados – no geral, a maior importância relativa para Corpo Docente, Corpo Discente e Corpo Técnico-Administrativo, e menor para Fornecedores. O trabalho permite identificar heterogeneidade de importância dos stakeholders de acordo com a natureza da IES (Pública ou Privada), além de trazer dados empíricos inéditos sobre a relevância dos stakeholders no contexto de IES brasileiras. Evidencia-se que os gestores de IES Públicas têm uma visão mais superficial de seus stakeholders, pouco diferenciando-os entre si. Por sua vez, os gestores de IES Privadas apresentam uma visão mais detalhada e rica dos múltiplos stakeholders, classificando-os em diferentes níveis de importância.
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