Publicando em coautoria: Uma comparação entre pesquisadores mais e menos prolíficos de Administração no Brasil

Manuel Portugal Ferreira, Christian Daniel Falaster, Cláudia Frias Pinto, Renata Canela

Resumo


Neste estudo pesquisamos o que pesquisadores mais e menos prolíficos – que publicam mais ou menos artigos científicos – buscam nos seus relacionamentos de coautoria. Especificamente, procuramos entender se e como há diferenças nas motivações presidindo as coautorias entre pesquisadores mais e menos prolíficos. A investigação sobre coautoria é relevante para a academia dado que a maioria dos artigos é publicada em coautoria e as coautorias podem ter uma impacto importante na carreira dos pesquisadores. Coletou-se dados por questionário junto de 171 pesquisadores brasileiros sobre as suas motivações, pressões e escolhas para a autoria. Identificaram-se diferenças significativas nas pressões percebidas para publicar, fontes dessas pressões, motivações para trabalhar em coautoria e as contribuições que merecem coautoria, entre os pesquisadores mais e menos prolíficos. O estudo contribui para o debate sobre o desenvolvimento dos pesquisadores e formação de laços de coautoria, sugerindo-se que as coautorias podem ser estrategicamente geridas e evoluir ao longo co percurso profissional dos pesquisadores, deixando antever que a rede de coautorias evolua estrategicamente com a prossecução de diferentes objetivos.


Palavras-chave


Publicar em Administração; Coautorias; Pressões para publicação; Motivos para coautorias; Gestão estratégica das coautorias

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1576

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2020 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia