IMPRESSÃO DOCENTE PARA APRENDIZAGEM VIVENCIAL: UM ESTUDO DOS BENEFÍCIOS DOS JOGOS DE EMPRESAS

Autores

  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ
  • Antonio Carlos Aidar Sauaia Instituição de vinculação: Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.159

Palavras-chave:

jogos de empresas, aprendizagem vivencial, educação em Administração.

Resumo

Os métodos convencionais de ensino costumam colocar os alunos em posição passiva e tornam as aulas expositivas pouco envolventes. Tratar de aprendizagem vivencial (aprender fazendo) usando a convencional aula expositiva suscita uma clara dissonância cognitiva. Para difundir uma filosofia educacional que possa combater a passividade do ensino foi realizado um jogo de empresas para um grupo de 18 docentes do curso de graduação em Administração numa Universidade Federal. Adotou-se como referencial teórico a Educação em Administração, a Aprendizagem Vivencial e os Jogos de Empresas. Foram colhidas ao final as opiniões dos educadores, que, analisadas com a técnica estatística multivariada de escalonamento multidimensional, evidenciaram duas dimensões na vivência: a) orientação para ação e b) orientação para análise. Concluiu-se que, a despeito da formação acadêmica dos docentes e da especialização decorrente das disciplinas por eles ministradas, o jogo de empresas propiciou aos participantes a oportunidade de integração das dimensões técnica e humana na tomada de decisão. Recomenda-se aos coordenadores de cursos que antes de incluírem o método educacional num programa de graduação devem identificar a opinião dos professores e, também, propiciar ao corpo docente vivências com jogos de empresas, para integrar as áreas funcionais e disseminar a filosofia da aprendizagem vivencial.

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Biografia do Autor

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda/RJ

Doutor em Administração pela FEA-USP.Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa, Jogos de Empresas, Estratégia e Gestão da Inovação

Antonio Carlos Aidar Sauaia, Instituição de vinculação: Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Livre-docente em Administração pela FEA/USP.Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração, Laboratório de Gestão (simuladores organizacionais, jogos de empresas), Estudos comparados em Economia e Estratégia.

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Publicado

2011-09-30

Como Citar

Oliveira, M. A., & Sauaia, A. C. A. (2011). IMPRESSÃO DOCENTE PARA APRENDIZAGEM VIVENCIAL: UM ESTUDO DOS BENEFÍCIOS DOS JOGOS DE EMPRESAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(3), 355–391. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.159

Edição

Seção

Artigos