UM OLHAR SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO E AS PRÁTICAS DOCENTES BASEADOS NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.161Palavras-chave:
formação por competências, prática docente, projeto pedagógico, diretrizes curricularesResumo
O artigo tem o objetivo de analisar a consistência existente entre o Projeto Político-Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil, as práticas docentes e o processo de formação por competências em curso de Administração. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em fontes documentais e entrevistas para coletar os dados. Como base teórica foi utilizada a abordagem de formação por competências, além da apresentação de um resgate histórico sobre o ensino superior em Administração. Os resultados apontam para a convergência do Projeto Pedagógico com as Diretrizes Curriculares Nacionais em relação à definição das competências e habilidades a serem formadas e à organização curricular. No entanto, nem todos os professores conhecem o Projeto Pedagógico e, mesmo entre os que o conhecem, é consenso a necessidade de um aprofundamento no tema. Além disso, não há clareza por parte da maioria dos docentes quanto à lógica da Pedagogia das Competências, a despeito de ter sido identificada a presença de práticas convergentes com os pressupostos de tal modelo pedagógico. Em termos conclusivos, entende-se que o Projeto Pedagógico em si não é suficiente para ensejar uma mudança do modelo tradicional para uma lógica de formação por competências, remetendo à necessidade de suporte institucional ao processo de mudança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.