PRÁTICAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS POR PESQUISADORES BRASILEIROS EM ESTUDOS DE ESTRATÉGIA
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.163Palavras-chave:
procedimentos metodológicos em estratégia, pesquisa em estratégia, academia brasileira, estratégiaResumo
O presente artigo busca verificar as práticas metodológicas utilizadas nos estudos brasileiros em estratégia. O presente estudo preocupa-se com o que os pesquisadores fazem em relação às opções metodológicas para atingirem os objetivos de suas pesquisas. A abordagem da presente pesquisa é predominantemente qualitativa, com suporte de estatística simplificada e possui caráter descritivo, pois busca expor características de determinada população ou de determinado fenômeno. Os dados da pesquisa são documentais, obtidos pela análise de 206 artigos apresentados na divisão de Estratégia em Organizações dos Anais do Encontro da Associação Nacional das Pós-Graduações em Administração (ANPAD), entre os anos de 2007 e 2010. Percebeu-se que a área de estudos em estratégia pode ser considerada em evolução com relação à complexidade metodológica. Os dados da pesquisa possibilitam inferir que um trabalho brasileiro em estratégia tipicamente pode ser representado pelas seguintes práticas metodológicas: abordagem qualitativa com utilização de dados primários, dados coletados por meio de questionário, tipo exploratório com perspectiva transversal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.