UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL E CONTEMPORÂNEA SOBRE A TEORIA DA MENSURAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.164Palavras-chave:
Teoria da Contabilidade, Mensuração Contábil, Mensuração EconômicaResumo
Este estudo, eminentemente teórico, tem o objetivo de realizar uma discussão conceitual acerca da Teoria da Mensuração e de sua relação com a Contabilidade. Em segundo plano, analisa o foco das principais pesquisas realizadas no Brasil, no que diz respeito à mensuração contábil e aos fundamentos dessa teoria. Para isso, foram utilizadas técnicas da revisão bibliográfica e da pesquisa documental, por meio das quais se levantou o estado da arte do tema investigado. Artigos sobre mensuração, publicados nas principais revistas científicas de Contabilidade do Brasil foram coletados, visando identificar se no foco desses trabalhos encontram-se os fundamentos da Teoria da Mensuração. Com isso, foi possível observar que, conforme esses fundamentos, os caminhos da mensuração contábil devem contemplar duas condições tidas como essenciais: (i) o conhecimento dos diferentes objetivos e necessidades dos usuários das demonstrações financeiras e (ii) a necessidade de investigação das suposições que esses usuários fazem quando usam os valores dessas demonstrações em suas diversas decisões. Assim, nota-se que as atuais discussões acerca dos métodos de mensuração, principalmente no processo de convergência internacional, precisam observar essas condições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.