Desenvolvimento de Competências e Metodologias Ativas: a Percepção dos Estudantes de Graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1668Palavras-chave:
Desenvolvimento de competências, Competências do administrador, Métodos ativos, PBL, CBLResumo
As competências passaram a ser vistas como elementos centrais na formação de profissionais e também como garantidoras de empregabilidade em um cenário de altas taxas de desemprego entre jovens. O objetivo do artigo é examinar se e como, na percepção dos estudantes do curso de graduação em Administração, a utilização de metodologia ativa contribui para o desenvolvimento de suas competências profissionais Um estudo de caso foi realizado em Instituição de Ensino Superior IES do estado de São Paulo que adota, no curso de bacharelado em Administração estratégias ativas de ensino-aprendizagem, fundamentadas nos métodos Problem-based learning (PBL) e Case-based learning (CBL). Os resultados mostram que são nas práticas realizadas no ciclo de trabalho PBL/CBL que os estudantes percebem estar adquirindo capacidades específicas agrupadas em três dimensões de competências: básicas (CBs); sociais (CSs), e para a solução de problemas (CSPs). O desenvolvimento de competências no ambiente educacional requer que a aprendizagem de seus componentes (conceituais, procedimentais e atitudinais) ocorra por meio de procedimentos (fontes de aprendizagem) disciplinares, interdisciplinares e/ou metadisciplinares, e com o apoio de metodologias que possibilitem a aprendizagem ativa, transferível, cooperativa, porém, autônoma dos aprendizes. Analisamos que nas metodologias ativas, fundamentadas no modelo problem-based, dois componentes do processo tutorial influenciam no desenvolvimento das competências: o problema e o professor. O problema pela qualidade da estruturação com que é constituído. O professor pelos vários papéis de orientação dos estudantes que assume nos estágios do ciclo de aprendizagem. Os resultados obtidos contribuem para o campo do Ensino em Administração, no sentido de auxiliar tanto gestores na tomada de decisão sobre a implementação de metodologias ativas no currículo dos cursos de Administração quanto professores na (re)organização de suas práticas educativas e na conscientização sobre novos papéis que devem assumir no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.