O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER? AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Janete Lara de Oliveira Departamento de Ciências Administrativas e Programa de Pós-graduação em Administração CEPEAD/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG.
  • Raquel de Oliveira Barreto Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte.
  • Mariana Mauymi Pereira de Souza Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG
  • Daniel Calbino Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte.

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.167

Palavras-chave:

imaginário, representação social, identidade, projeção, administração.

Resumo

O presente trabalho teórico-empírico teve por objetivo compreender quais seriam as representações sociais da carreira do administrador projetadas por estudantes que acabaram de escolher essa profissão. Com isso buscou-se, por meio de um roteiro diretivo, aplicado individualmente a estudantes de duas turmas de ingressantes do curso de Administração da UFMG, que os mesmos relatassem como projetavam sua ascensão profissional num período de aproximadamente dez anos após o término de seu curso de graduação. Para fundamentar a pesquisa e sua análise, utilizou-se no referencial teórico a teoria das representações sociais e da identidade profissional. Como estratégia de pesquisa, recorreu-se a triangulações entre dados quantitativos e qualitativos, e para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Pode-se constatar que a maioria dos estudantes relatou grande preocupação com a realização de cursos de pós-graduação, que buscam nas grandes empresas seu maior desejo de experiências profissionais e projetam a constituição de estruturas familiares sólidas e convencionais. Ainda, pode-se perceber que este grupo de estudantes operou representações compartilhadas sobre o significado simbólico da carreira de administrador, com vistas ao sucesso, o status e o modo de vida socialmente relacionado à profissão do administrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Lara de Oliveira, Departamento de Ciências Administrativas e Programa de Pós-graduação em Administração CEPEAD/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG.

Doutora em Administração pela CEPEAD/FACE/UFMG
Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de Empresas Familiares; Governança; Ensino e Pesquisa em Administração.

Raquel de Oliveira Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte.

Mestranda em Administração pela CEPEAD/UFMG
Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais.

Mariana Mauymi Pereira de Souza, Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG

Mestre em Administração pela CEPEAD/UFMG
Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais; Indústria Cultural e Análise do Discurso.

Daniel Calbino, Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte.

Doutorando em Administração pela CEPEAD/UFMG
Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Oliveira, J. L. de, Barreto, R. de O., Souza, M. M. P. de, & Calbino, D. (2011). O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER? AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(2), 237–264. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.167

Edição

Seção

Artigos