O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER? AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Janete Lara de Oliveira, Raquel de Oliveira Barreto, Mariana Mauymi Pereira de Souza, Daniel Calbino

Resumo


O presente trabalho teórico-empírico teve por objetivo compreender quais seriam as representações sociais da carreira do administrador projetadas por estudantes que acabaram de escolher essa profissão. Com isso buscou-se, por meio de um roteiro diretivo, aplicado individualmente a estudantes de duas turmas de ingressantes do curso de Administração da UFMG, que os mesmos relatassem como projetavam sua ascensão profissional num período de aproximadamente dez anos após o término de seu curso de graduação. Para fundamentar a pesquisa e sua análise, utilizou-se no referencial teórico a teoria das representações sociais e da identidade profissional. Como estratégia de pesquisa, recorreu-se a triangulações entre dados quantitativos e qualitativos, e para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Pode-se constatar que a maioria dos estudantes relatou grande preocupação com a realização de cursos de pós-graduação, que buscam nas grandes empresas seu maior desejo de experiências profissionais e projetam a constituição de estruturas familiares sólidas e convencionais. Ainda, pode-se perceber que este grupo de estudantes operou representações compartilhadas sobre o significado simbólico da carreira de administrador, com vistas ao sucesso, o status e o modo de vida socialmente relacionado à profissão do administrador.

Palavras-chave


imaginário; representação social; identidade; projeção; administração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.167

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2011 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia