Experiência Emocional na Educação Empreendedora: Emoção como Dinâmica de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1676

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Emoção, Dinâmica Emocional, Experiência, Aprendizagem

Resumo

Poucas pesquisas propõem um tipo de educação empreendedora baseada na experiência, apesar de grande parte das pesquisas alegarem que a experiência é fundamental na formação do empreendedorismo. Se a experiência torna-se o eixo da educação, não podemos pensar a experiência sem emoção. A relação entre emoção e educação empreendedora com base na experiência precisa ser melhor compreendida. O objetivo deste artigo é desenvolver conhecimento sobre essa relação, com base no conceito de dinâmica emocional e no estudo empírico de práticas educacionais, junto aos estudantes do curso de graduação em administração em uma universidade brasileira. A partir da análise de informações provenientes de
fontes diversas (observação sistemática, documentos, entrevistas e fotos), a dinâmica emocional que sustenta a educação empreendedora é descrita, categorizada e discutida. Os resultados da pesquisa contribuem para aperfeiçoar o arcabouço teórico dos estudos sobre educação empreendedora, além de oferecer uma reflexão sobre como as emoções são fundamentais para compreender o processo de ser empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracyanne Freire de Araujo, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE

Doutora em Administração UFBA

Eduardo Paes Barreto Davel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Pós-doutorado em Administração - School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Araujo, G. F. de, & Davel, E. P. B. (2020). Experiência Emocional na Educação Empreendedora: Emoção como Dinâmica de Aprendizagem. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(2), 89–115. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1676

Edição

Seção

Artigos