Experiência Emocional na Educação Empreendedora: Emoção como Dinâmica de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1676Palavras-chave:
Educação Empreendedora, Emoção, Dinâmica Emocional, Experiência, AprendizagemResumo
Poucas pesquisas propõem um tipo de educação empreendedora baseada na experiência, apesar de grande parte das pesquisas alegarem que a experiência é fundamental na formação do empreendedorismo. Se a experiência torna-se o eixo da educação, não podemos pensar a experiência sem emoção. A relação entre emoção e educação empreendedora com base na experiência precisa ser melhor compreendida. O objetivo deste artigo é desenvolver conhecimento sobre essa relação, com base no conceito de dinâmica emocional e no estudo empírico de práticas educacionais, junto aos estudantes do curso de graduação em administração em uma universidade brasileira. A partir da análise de informações provenientes de
fontes diversas (observação sistemática, documentos, entrevistas e fotos), a dinâmica emocional que sustenta a educação empreendedora é descrita, categorizada e discutida. Os resultados da pesquisa contribuem para aperfeiçoar o arcabouço teórico dos estudos sobre educação empreendedora, além de oferecer uma reflexão sobre como as emoções são fundamentais para compreender o processo de ser empreendedor.
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