Inovação nos Cursos de Administração no Brasil: uma Análise do Alinhamento às Competências do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1738Palavras-chave:
Inovação no ensino-aprendizagem, Competências do século XXI, Prêmio ANGRADResumo
Neste trabalho, investigamos se existe um alinhamento entre as competências trabalhadas nas inovações de ensino e aprendizagem das escolas de Administração no Brasil e as competências do administrador do século XXI exigidas pelo mercado de trabalho e pela sociedade. Para isso, inicialmente estudamos as tendências de evolução do ensino superior e produzimos uma lista com as 11 competências atualmente consideradas as mais necessárias aos cidadãos e aos administradores. Em seguida, analisamos os casos dos 23 ganhadores do Prêmio ANGRAD de Inovação, de 2018, que documentam e detalham iniciativas consideradas as mais inovadoras
do Brasil no campo do ensino em Administração. Entendemos que este conjunto de casos representa amplamente os esforços das escolas de Administração brasileiras em se alinharem às novas demandas sociais. Cada caso foi avaliado individualmente e confrontado à lista de competências para a extração de condições (variáveis descritoras) e resultados (variáveis respostas). As configurações assim obtidas foram analisadas por meio da técnica de crisp set Quantitative Comparative Analysis (Análise Quantitativa Comparativa baseada em conjuntos bem definidos) de forma a permitir a proposição de generalizações. Os resultados indicam que as iniciativas inovadoras mais alinhadas às competências do século XXI foram implementadas com base em projetos robustos e coerentes, utilizaram metodologia própria e envolveram professores e alunos; por outro lado, as iniciativas menos alinhadas com as competências do século XXI caracterizaram-se por não utilizarem casos práticos ou reais. Finalmente, a partir da tabulação das competências trabalhadas nas iniciativas, observou-se que a maioria dos projetos envolvia esforços de integração regional; que há um visível empenho em desenvolver competências sócio relacionais; e que, no outro extremo, nenhuma iniciativa envolveu o desenvolvimento de conforto diante do uso de tecnologia.
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