A Pesquisa-Ação no ensino superior: um caminho de (trans)formação individual e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1776

Resumo

Esta pesquisa direciona-se à investigação das possibilidades de transformação, geradas pelos universitários que experienciaram a pesquisa-ação no período da formação acadêmica, em projetos de natureza extensionista. Aliado a este propósito, procura-se compreender como o processo da pesquisa-ação interfere na formação dos administradores. Para a realização desta pesquisa, escolheu-se uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), com base no intenso trabalho de extensão realizado por seus docentes. Delimitou-se como corpus 6 alunos, graduandos e graduados, que participaram como voluntários ou bolsistas de projetos de caráter extensionista. Este estudo enquadra-se no modelo de pesquisa descritiva-conclusiva por amostragem não probabilística por conveniência. O método de análise dos dados foi inspirado na Análise de Discurso. Os dados da pesquisa mostram que os alunos passaram a ter um entendimento mais ampliado da profissão de administrador, após participarem dos projetos de extensão que adotam a metodologia da pesquisa-ação. A proposta da pesquisa-ação deve superar as fronteiras da metodologia e transmutar-se em uma forma de relação social entre os atores universitários nas comunidades locais, potencializando a formação dos administradores e capacitando-os para uma atuação profissional mais densa, ampla e crítica.

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Biografia do Autor

Carolina Machado Saraiva, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana/MG

Doutora em Administração - UFMG

Águeda Maria Gomes dos Anjos, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana/MG

Bacharel em Administração - UFOP

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Saraiva, C. M., & Anjos, Águeda M. G. dos. (2020). A Pesquisa-Ação no ensino superior: um caminho de (trans)formação individual e social. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(3), 282–315. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1776