A Pesquisa-Ação no ensino superior: um caminho de (trans)formação individual e social
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1776Resumo
Esta pesquisa direciona-se à investigação das possibilidades de transformação, geradas pelos universitários que experienciaram a pesquisa-ação no período da formação acadêmica, em projetos de natureza extensionista. Aliado a este propósito, procura-se compreender como o processo da pesquisa-ação interfere na formação dos administradores. Para a realização desta pesquisa, escolheu-se uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), com base no intenso trabalho de extensão realizado por seus docentes. Delimitou-se como corpus 6 alunos, graduandos e graduados, que participaram como voluntários ou bolsistas de projetos de caráter extensionista. Este estudo enquadra-se no modelo de pesquisa descritiva-conclusiva por amostragem não probabilística por conveniência. O método de análise dos dados foi inspirado na Análise de Discurso. Os dados da pesquisa mostram que os alunos passaram a ter um entendimento mais ampliado da profissão de administrador, após participarem dos projetos de extensão que adotam a metodologia da pesquisa-ação. A proposta da pesquisa-ação deve superar as fronteiras da metodologia e transmutar-se em uma forma de relação social entre os atores universitários nas comunidades locais, potencializando a formação dos administradores e capacitando-os para uma atuação profissional mais densa, ampla e crítica.
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