Jogo de empresas e mercado de ações: uma análise do aprendizado dos alunos em um curso de Administração

Publicado
2020-09-01

Resumo

O estudo aborda a utilização da aprendizagem vivencial para propostas de melhoria na formação e educação financeira sobre mercado de capitais, mediante aplicação de um programa educacional com jogos de empresas, utilizando o simulador eletrônico de ações da bolsa de valores brasileira. O objetivo foi analisar o domínio cognitivo dos participantes durante a aplicação de um programa educacional sobre mercado de capitais, utilizando um jogo de empresas voltado para o mercado de ações. A pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, utilizou o procedimento técnico denominado quase-experimento para a coleta de dados, sendo este realizado com estudantes de graduação do curso de Administração de uma universidade federal no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram submetidos à análise estatística não paramétrica U-Mann Whitney inferencial, testes de variância e comparação de mediana. Os resultados apontaram para diferenças estatisticamente significativas na assimilação do domínio cognitivo entre os grupos participantes da pesquisa. O grupo G1, cujo conteúdo teórico foi exposto antes da aplicação do jogo, apresentou uma assimilação de conhecimento superior. Neste sentido, foi possível concluir que a forma como o programa educacional com jogo de empresas foi aplicado afetou a assimilação de conhecimento dos alunos.

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Como Citar
Oliveira, M. A., & Melo, N. H. da S. (2020). Jogo de empresas e mercado de ações: uma análise do aprendizado dos alunos em um curso de Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(3), 316-347. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1787