Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas

Publicado
2020-09-01

    Autores

  • Luísa Margarida Cagica Carvalho Instituto Politécnico de Setúbal Setúbal - Portugal https://orcid.org/0000-0002-9804-7813
  • João Manuel do Freixo Pereira Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa Lisboa - Portugal
  • Rui Manuel Teixeira Santos Dias Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Ciências Empresariais Setúbal - Portugal
  • Adriana Backx Noronha Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Resumo

Esta investigação pretende identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes portugueses de cursos de administração, possibilitando assim identificar formas efetivas de promover o ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da pesquisa divide-se em duas partes: abordagem teórica e análise e discussão dos resultados obtidos atendendo à estruturação dos principais estilos de aprendizagem dos estudantes de administração caracterizados a partir do modelo de Felder e Silverman. Os dados foram recolhidos em três instituições de ensino superior portuguesas e procuram contribuir para a implementação de melhorias no processo de aprendizagem destes estudantes, contribuindo para o planejamento adequado de estratégias de aprendizagem que visem o sucesso educativo. A análise estatística dos dados foi realizada através do software SPSS, versão 25.0 para Windows, envolvendo medidas de estatística descritiva e estatística inferencial. Os resultados do estudo são consistentes com os achados na literatura em contextos similares, sugerindo que os estilos de aprendizagem variam em função do indivíduo, e no que concerne ao gênero, variável ainda relativamente pouco estudada, supostamente as alunas utilizam significativamente mais as estratégias cognitivas do que os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Carvalho, L. M. C., Pereira, J. M. do F., Dias, R. M. T. S., & Noronha, A. B. (2020). Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(3), 348-384. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1796