CONDICIONANTES DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS EM APLS

Publicado
2009-12-31
Palavras-chave: comunidades de aprendizagem, internacionalização das empresas, resultados organizacionais.

    Autores

  • Sérgio Bulgacov Universidade Federal do Paraná, Curitiba / PR
  • Rodrigo Souza da Costa Universidade Federal do Paraná, Curitiba / PR
  • Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov Universidade Positivo, Curitiba / PR

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os condicionantes para a formação das comunidades de aprendizagem em dois Arranjos Produtivos Locais (APLs) em processos de internacionalização. Tendo como referência o conceito de comunidade de aprendizagem foca a inter-relação de empresas na medida em que se orientam para o compartilhamento de conhecimento com vistas à internacionalização. Foram conduzidos dois estudos de caso, com abordagem qualitativa e com finalidade descritiva, desenvolvendo-se em dois APL, um do ramo vestuário e outro do mobiliário; ambos totalizando 771 empresas. Além de sugestão para o conceito de comunidade de aprendizagem, os resultados apontam, entre outros, os seguintes condicionantes: a governança legítima e efetiva, principalmente no delineamento entre as áreas de competição e de colaboração; a troca sistemática de informação; sistemas eficientes de comunicação; a formação de entidades coletivas de compras; os centros de treinamento; as redes constituídas para a internacionalização; a troca de experiências; e a confiança. Os resultados tanto confirmam como complementam referências teóricas da área.

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Como Citar
Bulgacov, S., Costa, R. S. da, & Bulgacov, Y. L. M. (2009). CONDICIONANTES DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS EM APLS. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(4), 83-108. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/181