RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL

Publicado
2009-12-31
Palavras-chave: responsabilidade social empresarial, varejo, pontos de venda, comunidade local.

    Autores

  • Juracy Gomes Parente FGV-EAESP, São Paulo / SP
  • Fanny Michaan Terepins FGV-EAESP, São Paulo / SP

Resumo

Este trabalho explora a atuação de grandes empresas varejistas brasileiras com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), verificando o estágio em que estas se encontram, e se na gestão são aproveitadas as características do varejo para disseminar suas ações. Para tanto foram realizados cinco estudos de caso baseados em dados secundários publicados em diferentes fontes sobre as empresas, dados do levantamento do Instituto Ethos sobre responsabilidade social, entrevistas com gestores das empresas, entre outros materiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um padrão de gestão de RSE nas grandes empresas varejistas pesquisadas. Foi identificado que a cúpula diretiva, na maioria das empresas, é pouco envolvida com os conceitos de RSE e que poucas ações estão alinhadas com sua estratégia geral. Verificou-se haver dificuldade de comunicação entre a matriz e as filiais para a difusão da RSE, necessidade de exigência de um comprometimento dos gerentes das lojas com a RSE e de delegação de autonomia aos pontos de venda para definir e adequar as ações de RSE à comunidade local. Conclui-se, portanto, que os pontos de venda são pouco aproveitados para as ações em RSE das empresas.

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Como Citar
Parente, J. G., & Terepins, F. M. (2009). RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(4), 109-132. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182