A FORMAÇÃO CULTURAL COMO CONSTRUTO DE LIGAÇÃO ENTRE VISÃO EMPREENDEDORA E AÇÃO ESTRATÉGICA: UMA ANÁLISE DO CASO USIMINAS

Autores

  • Daniel Jardim Pardini Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte / MG
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte / MG
  • Paulo Sérgio Martins Alves Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte / MG

Palavras-chave:

formação cultural, visão empreendedora, ação estratégica

Resumo

Com este artigo objetiva-se mostrar a relação entre sedimentação da visão empreendedora e ações estratégicas corporativas. O estudo parte do pressuposto de que a absorção da visão empreendedora perpassa a formação da base cultural que orientará a conduta em estratégias futuras. A principal contribuição deste trabalho está centrada na discussão da relação entre os construtos empreendedorismo, cultura organizacional e estratégias corporativas. Tomando como referência a trajetória do maior grupo empresarial do Estado de Minas Gerais, a pesquisa mostra como a cultura empreendedora influenciou as decisões estratégicas que resultaram no maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina. Fazendo uso do método de história oral, o trabalho confirma que essa ferramenta de investigação permite a elucidação de importantes descobertas nos estudos sobre estratégia. No caso em questão, ela possibilitou compreender como a visão de negócio criada no contexto do ambiente organizacional pode vir a servir de base para a construção de uma cultura empreendedora geradora de estratégias de sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Jardim Pardini, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte / MG

Doutor em Administração pela UFMG/Birmingham University, Mestre em Administração Pública. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC. Áreas de interesse: Estratégia, Empreendedorismo, Cultura e Comportamento Organizacional.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte / MG

Doutor em Administração pela USP
Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC. Áreas de interesse: Estratégia, Empreendedorismo e Mercadologia.

Paulo Sérgio Martins Alves, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte / MG

Mestre em Administração pela FUMEC. Professor da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. Áreas de interesse: Estratégia, Empreendedorismo e Logística.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Pardini, D. J., Gonçalves, C. A., & Alves, P. S. M. (2009). A FORMAÇÃO CULTURAL COMO CONSTRUTO DE LIGAÇÃO ENTRE VISÃO EMPREENDEDORA E AÇÃO ESTRATÉGICA: UMA ANÁLISE DO CASO USIMINAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(4), 133–156. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/183