MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar uma prática de modelagem matemática realizada na disciplina de Pesquisa Operacional da UNIVATES com alunos do curso de Administração. A pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento defendida no programa de Informática na Educação da UFRGS em 2009. Durante um semestre de 2008, os alunos descreveram situações-problema empresariais relacionadas à programação linear e modelaram a respectiva situação. Cada aluno desenvolveu, no mínimo, dois modelos matemáticos e dois mapas conceituais, sendo os primeiros no início da pesquisa, e os outros ao final. Por meio de mapas e modelos matemáticos, foi possível observar algumas evidências em relação às exigências profissionais do administrador, como a capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, bem como a capacidade de pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo. As mudanças observadas nos mapas, especificamente o aumento do número de conceitos, não estão refletidas nas evoluções dos modelos matemáticos. A correlação entre o aumento do número de restrições e variáveis e o aumento no número de conceitos não é significativa.
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