MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/SC
  • Milton Antonio Zaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS
  • Maria Isabel Timm Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

modelos matemáticos, mapas conceituais, situações-problema, exigências profissionais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar uma prática de modelagem matemática realizada na disciplina de Pesquisa Operacional da UNIVATES com alunos do curso de Administração. A pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento defendida no programa de Informática na Educação da UFRGS em 2009. Durante um semestre de 2008, os alunos descreveram situações-problema empresariais relacionadas à programação linear e modelaram a respectiva situação. Cada aluno desenvolveu, no mínimo, dois modelos matemáticos e dois mapas conceituais, sendo os primeiros no início da pesquisa, e os outros ao final. Por meio de mapas e modelos matemáticos, foi possível observar algumas evidências em relação às exigências profissionais do administrador, como a capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, bem como a capacidade de pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo. As mudanças observadas nos mapas, especificamente o aumento do número de conceitos, não estão refletidas nas evoluções dos modelos matemáticos. A correlação entre o aumento do número de restrições e variáveis e o aumento no número de conceitos não é significativa.

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Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/SC

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES.

Milton Antonio Zaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS

Doutor em Engenharia Metalúrgica pela UFRGS e pós-doutor pela UFSC. Atualmente é professor/pesquisador (aposentado) convidado da UFRGS, no PGIE - PG em Informática na Educação e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Biomecânica do IBTeC - Instituto Brasileiro do Couro Calçado e Artefatos, Novo Hamburgo – RS.

Maria Isabel Timm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS

Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS. Atualmente coordena o setor de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Educacional e Ensino à Distância do Centro de Supercomputação (CESUP) da UFRGS.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Rehfeldt, M. J. H., Zaro, M. A., & Timm, M. I. (2009). MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(2), 33–51. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192