MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2009-06-30
Palavras-chave: modelos matemáticos, mapas conceituais, situações-problema, exigências profissionais.

    Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/SC
  • Milton Antonio Zaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS
  • Maria Isabel Timm Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar uma prática de modelagem matemática realizada na disciplina de Pesquisa Operacional da UNIVATES com alunos do curso de Administração. A pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento defendida no programa de Informática na Educação da UFRGS em 2009. Durante um semestre de 2008, os alunos descreveram situações-problema empresariais relacionadas à programação linear e modelaram a respectiva situação. Cada aluno desenvolveu, no mínimo, dois modelos matemáticos e dois mapas conceituais, sendo os primeiros no início da pesquisa, e os outros ao final. Por meio de mapas e modelos matemáticos, foi possível observar algumas evidências em relação às exigências profissionais do administrador, como a capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, bem como a capacidade de pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo. As mudanças observadas nos mapas, especificamente o aumento do número de conceitos, não estão refletidas nas evoluções dos modelos matemáticos. A correlação entre o aumento do número de restrições e variáveis e o aumento no número de conceitos não é significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Rehfeldt, M. J. H., Zaro, M. A., & Timm, M. I. (2009). MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(2), 33-51. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192