A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Solange Plebani Universidade Federal de Blumenau / FURB, Blumenau / SC
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Federal de Blumenau / FURB, Blumenau / SC

Palavras-chave:

Métodos de ensino, ensino de administração, processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais os métodos de ensino mais utilizados e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados no curso de graduação em Administração de Empresas na Universidade Regional de Blumenau - FURB. A pesquisa realizada foi descritiva, do tipo survey e o instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado aos 40 professores do referido curso. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que os métodos de ensino mais utilizados ainda são aqueles centrados na transmissão da informação pelo docente e na figura do mesmo, utilizando-se como meio a aula expositiva. Este resultado contrapõe a crença dos respondentes sobre a maior eficácia dos métodos mais participativos, no ensino da Administração. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a literatura e a prática, em relação aos métodos de ensino aplicados nos cursos superiores, e leva a uma reflexão sobre a necessidade promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Plebani, Universidade Federal de Blumenau / FURB, Blumenau / SC

Possui graduação em Pedagogia pela FURB, especialização em Gestão Empresarial pelo INPG e também em Gestão Estratégica de Marketing pela mesma instituição. É mestranda em Administração na FURB. Atualmente é diretora comercial da Wheb Sistemas, em Blumenau. Tem experiência nas áreas de Sistemas de Informação, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Tecnologia da Informação, Marketing, Vendas e Treinamentos.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Federal de Blumenau / FURB, Blumenau / SC

Possui Graduação e Mestrado em Ciências da Administração pela UFSC, e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC. Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB e atua nos Programas de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da administração e contabilidade, formação do administrador e contabilista e gestão universitária.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Plebani, S., & Domingues, M. J. C. de S. (2009). A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(2), 53–72. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/193