FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES SOB A ÓTICA DE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E EMPREENDEDORES

Vânia Maria Jorge Nassif, Derly Jardim do Amaral, Clóvis Cerretto Pinto, Maria Thereza Rubin Camargo Soares, Rodrigo Augusto Prando

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores influentes para a formação empreendedora e que auxiliem na construção de um projeto pedagógico de uma universidade comprometida com a formação empreendedora. Adotou-se uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: sessões de grupos de foco com alunos e pais de alunos, questionário não estruturado para professores e entrevistas semi-estruturadas com empreendedores estabelecidos na região. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e apontam para a necessidade de: revisão e incremento do projeto pedagógico, com práticas que favoreçam o desenvolvimento da visão empreendedora; alinhamento entre o que se ensina em sala de aula e o que se vive no cotidiano profissional; e metodologias que integrem teoria e prática por meio de atividades extensionistas e incentivo à pesquisa. Depreende-se que a formação empreendedora não é um atributo exclusivo da Instituição de Ensino Superior, não obstante possuir um papel preponderante para essa formação.

Palavras-chave


formação empreendedora; projeto pedagógico, universidade.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2009 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia