Adaptabilidade de Carreira e os Sintomas de Ansiedade em Tempos de Pandemia

Uma Análise com Estudantes de Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2166

Resumo

Pós-graduandos relatam dificuldades para o desenvolvimento de suas habilidades e a difícil colocação no mercado de trabalho. Diante disso e tendo em vista o período pandêmico vivenciado, objetivou-se analisar a relação entre a adaptabilidade de carreira e os sintomas de ansiedade desencadeados em estudantes de pós-graduação. Para tanto, realizou-se um levantamento de dados com pós-graduandos de diferentes universidades brasileiras, adotando-se a Escala de Adaptabilidade de Carreira e os Inventários Ansiedade-Traço e Ansiedade-Estado. A amostra alcançou 709 respondentes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Como resultados, para a adaptabilidade de carreira verificou-se que os pós-graduandos apresentam altas razões para preocupação, controle, curiosidade e confiança. Ainda, encontrou-se que mais de 80% dos estudantes sofrem com sintomas de ansiedade e depressão. O modelo estrutural evidenciou relação entre as escalas pesquisadas, demonstrando que preocupação e controle são determinantes para a ansiedade-traço; e, controle, preocupação e curiosidade são determinantes para a ansiedade-estado. Deste modo, conclui-se que são eminentes a conscientização e a prevenção da depressão na pós-graduação, bem como a adoção de estratégias eficazes para seu enfrentamento. A pesquisa contribui para o aperfeiçoamento de práticas de gestão que visem a preservação da saúde e o desenvolvimento de habilidades na pós-graduação brasileira.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Ciências Administrativas

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho. Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Juciéle Fátima Coradini, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Cristiane Kruger, Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Ciências Contábeis

Professora Adjunta do Depto. de Ciências Contábeis (UFSM). Doutora em Administração (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia e Gestão.

Mauren Pimentel Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em enfermagem (UFN). Especialista em Gestão da Organização de Saúde Pública (UFSM). Mestre em Administração na linha estrutura, pessoas e organizações (UFSM).

Silvana Bortoluzzi Balconi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2022-09-24

Como Citar

Dias Lopes, L. F., Fátima Coradini, J., Kruger, C., Pimentel Lima, M. ., & Bortoluzzi Balconi, S. . (2022). Adaptabilidade de Carreira e os Sintomas de Ansiedade em Tempos de Pandemia : Uma Análise com Estudantes de Pós-Graduação. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2166