AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Fábio Pimenta de Pádua Júnior Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • João Pereira de Castilho Filho Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Pedro José Steiner Neto Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR
  • Zaki Akel Sobrinho Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.22

Palavras-chave:

inovação no ensino, aprendizagem baseada em problemas, educação à distância, sistemas de avaliação, tecnologia de informação e comunicação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar os aspectos positivos e negativos de uma possível adoção de novas tecnologias e metodologias aplicáveis aos sistemas de ensino da Administração, tais como: pbl (Problem-Based Learning), ead (Educação à distância), bem como novos sistemas de avaliação, levando em conta o impacto que as mesmas podem causar no desempenho dos alunos de graduação dos cursos de Administração. Para
tanto, foram realizadas doze entrevistas em profundidade com alunos e professores. Os resultados indicam que o uso do pbl é visto com desconfiança e restrição por parte dos alunos, ao passo que os professores acreditam que esta metodologia seja um instrumento que auxilia na transformação do aluno. O uso da ead também é visto com cautela por ambas as partes, devido ao preconceito ainda existente nesta modalidade de ensino. Entretanto, os entrevistados concordam que o mesmo tem papel fundamental como instrumento auxiliar ao ensino. As inovações no ensino da Administração passam pela maior autonomia do aluno e por
projetos multidisciplinares, os quais possibilitam uma visão mais geral, não se restringindo à disciplina. Por fim, constatou-se que as formas de avaliação comumente praticadas pelos professores precisam ser revistas, havendo uma preferência pelo uso de formas mistas que levem em consideração aspectos particulares dos alunos.

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Biografia do Autor

Fábio Pimenta de Pádua Júnior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutorando em Administração pela UFPR. Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento do Consumidor, Inovação e Emoções

João Pereira de Castilho Filho, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutorando em Administração pela UFPR
Beneficiário de auxílio financeiro do programa capes/reuni. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia de Marketing, relacionamento com Stakeholders e Sustentabilidade

Pedro José Steiner Neto, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutor em Administração pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing

Zaki Akel Sobrinho, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR

Doutor em Administração pela USP. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia de Marketing

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

Pádua Júnior, F. P. de, Castilho Filho, J. P. de, Steiner Neto, P. J., & Akel Sobrinho, Z. (2014). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 295–321. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.22

Edição

Seção

Artigos