A OPINIÃO PÚBLICA SOBRE CRIMES CORPORATIVOS: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE NEGÓCIOS

Sabrina Rafaela Pereira Borges, Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Nadia Giaretta Biase, Valdir Machado Valadão Júnior

Resumo


Esta pesquisa aborda a opinião pública sobre os crimes e ilegalidades corporativas.  É possível que atuais estudantes da área de negócios, no exercício futuro da função de gestores, enfrentem situações que demandem decisões, muitas vezes, com consequências danosas, o que exige uma postura ética e reflexiva acerca das condutas a serem tomadas, bem como de suas consequências. O objetivo desta pesquisa é caracterizar a opinião dos estudantes de graduação na área de negócios a respeito dos crimes corporativos, buscando compreender o que impulsiona as atuais opiniões desse público sobre questões importantes associadas ao tema. Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado. Os resultados apontam que, em geral, há um nível médio de conhecimento dos estudantes sobre esta temática e, em relação à gravidade dos crimes corporativos, os estudantes consideram o “uso de mão de obra infantil e trabalho escravo” como aquele de maior gravidade em relação aos outros crimes e ilegalidades corporativas. Ainda, evidenciou-se que os pesquisados consideram os crimes de rua mais graves do que os crimes corporativos.


Palavras-chave


estudantes; crime corporativo; ilegalidade corporativa; opinião pública

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.225

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2016 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia