A OPINIÃO PÚBLICA SOBRE CRIMES CORPORATIVOS: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.225Palavras-chave:
estudantes, crime corporativo, ilegalidade corporativa, opinião públicaResumo
Esta pesquisa aborda a opinião pública sobre os crimes e ilegalidades corporativas. É possível que atuais estudantes da área de negócios, no exercício futuro da função de gestores, enfrentem situações que demandem decisões, muitas vezes, com consequências danosas, o que exige uma postura ética e reflexiva acerca das condutas a serem tomadas, bem como de suas consequências. O objetivo desta pesquisa é caracterizar a opinião dos estudantes de graduação na área de negócios a respeito dos crimes corporativos, buscando compreender o que impulsiona as atuais opiniões desse público sobre questões importantes associadas ao tema. Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado. Os resultados apontam que, em geral, há um nível médio de conhecimento dos estudantes sobre esta temática e, em relação à gravidade dos crimes corporativos, os estudantes consideram o “uso de mão de obra infantil e trabalho escravo” como aquele de maior gravidade em relação aos outros crimes e ilegalidades corporativas. Ainda, evidenciou-se que os pesquisados consideram os crimes de rua mais graves do que os crimes corporativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.