TRABALHO E SAÚDE: UM OLHAR SOBRE A INCIDÊNCIA DESSAS TEMÁTICAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Fernanda Rodrigues da Silva, Liliam Deisy Ghizoni, Magnus Luiz Emmendoerfer

Resumo


Esta pesquisa objetivou verificar nos currículos dos cursos de graduação em Administração de Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil a presença de conteúdos relacionados a trabalho e saúde, focados nas transformações do mundo do trabalho e nas vivências de prazer-sofrimento dos trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar de âmbito nacional, realizada em duas etapas: a primeira efetuada via internet junto aos sites das instituições e a segunda consistindo-se na aplicação de um instrumento com os professores dos cursos de Administração dessas Instituições. Os dados revelam que os alunos de Administração não estão preparados para lidarem com as implicações do dimensionamento da relação saúde e trabalho, conforme mostra o resultado da Escala Likert: muito preparados (1%), preparados (6%), razoavelmente preparados (32%), pouco preparados (50%) e nada preparados (10%). Os dados apontaram que os cursos de Administração abordam os conteúdos relacionados a trabalho e saúde ainda de forma limitada, pontual e dispersa. A pesquisa revelou que os cursos de Administração teriam a ganhar se dedicando mais à escuta das ciências humanas para a formação do administrador. Em linhas gerais, acredita-se que esta pesquisa contribuirá para a formação de futuros administradores menos alienados e mais preparados para lidar com as questões emblemáticas do mundo do trabalho e suscitará a discussão da necessidade de inserir e expandir, nos projetos pedagógicos, disciplinas direcionadas para desenvolver o olhar crítico dos novos gestores sobre as relações de trabalho na contemporaneidade.

Palavras-chave


Cursos de Administração; trabalho; saúde; sofrimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.234

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2015 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia