AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM BASE NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Marianny Jessica de Brito Silva, Raquel Souza Ramos

Resumo


O artigo tem como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste, sobre as formas avaliativas aplicadas por seus professores. Adotou-se uma abordagem metodológica quantitativa, utilizando-se de um questionário para alcançar o objetivo proposto, apresentando como amostra da pesquisa 155 estudantes. Os dados coletados e analisados revelaram que os estudantes em questão apontam as funções didáticas e burocráticas como motivos pelos quais se realiza uma avaliação e reconhecem sua importância apenas para o discente, ao representar um indicativo de desempenho. A maioria afirma que os sentimentos em relação aos processos avaliativos variam de acordo com o tempo de estudo e a empatia na disciplina e que a relação de ensino-avaliação geralmente é positiva. O feedback da avaliação é prática comum para estes alunos, mas não há diversidade de instrumentos de avaliação e, os que são utilizados, destoam com aqueles instrumentos desejados pelos estudantes. Conclui-se que, com base na percepção do aluno, é possível desenvolver uma reflexão pluralizada sobre os processos de avaliação, conduzindo melhorias nas práticas educacionais e na formação e treinamento de professores universitários.


Palavras-chave


prática educacional; avaliação da aprendizagem; percepção do aluno

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.237

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2015 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia