Evolução do Modelo de Negócio: O Caso de uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2429Resumo
A evolução de um modelo de negócio é tema recorrente na literatura, porém a sua abordagem ainda é um desafio, sobretudo do ponto de vista metodológico. A partir de uma abordagem de pesquisa processual, que permite uma perspectiva de observação longitudinal e em profundidade dos eventos, este artigo visa descrever o processo evolutivo do modelo de negócio de uma instituição de ensino superior privada, localizada no estado de São Paulo. São analisadas as várias fases do modelo de negócio da instituição, desde a constituição até o encerramento, conforme incidentes críticos e como eles atuaram nos componentes do modelo de negócio. Verificou-se que, a evolução deste modelo de negócio seguiu um ciclo teleológico: a partir do descontentamento com a situação vigente, buscaram-se soluções, foram visualizados e implementados objetivos para evoluir o modelo de negócio. Dentre as duas alternativas identificadas na literatura de modelo de negócio para condução de processos evolutivos, observou-se que as ações de experimentação marcaram tanto a construção inicial do modelo de negócio como etapa seguinte de ascensão. Já nos dois processos evolutivos seguintes, as ações de Extensão e Revisão são predominantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dimária Silva e Meirelles, Mariana Bonome de Souza Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.