Evolução do Modelo de Negócio: O Caso de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2429

Resumo

A evolução de um modelo de negócio é tema recorrente na literatura, porém a sua abordagem ainda é um desafio, sobretudo do ponto de vista metodológico. A partir de uma abordagem de pesquisa processual, que permite uma perspectiva de observação longitudinal e em profundidade dos eventos, este artigo visa descrever o processo evolutivo do modelo de negócio de uma instituição de ensino superior privada, localizada no estado de São Paulo. São analisadas as várias fases do modelo de negócio da instituição, desde a constituição até o encerramento, conforme incidentes críticos e como eles atuaram nos componentes do modelo de negócio. Verificou-se que, a evolução deste modelo de negócio seguiu um ciclo teleológico: a partir do descontentamento com a situação vigente, buscaram-se soluções, foram visualizados e implementados objetivos para evoluir o modelo de negócio. Dentre as duas alternativas identificadas na literatura de modelo de negócio para condução de processos evolutivos, observou-se que as ações de experimentação marcaram tanto a construção inicial do modelo de negócio como etapa seguinte de ascensão. Já nos dois processos evolutivos seguintes, as ações de Extensão e Revisão são predominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Bonome de Souza Marques

Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, aprovada com distinção. Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Inovação de Produtos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA de Gestão Estratégica e Econômica de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas. Especializada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Administração de Empresas pela ESPM. Formada Black Belt em Lean Six Sigma. 

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Silva e Meirelles, D., & Bonome de Souza Marques, M. . (2024). Evolução do Modelo de Negócio: O Caso de uma Instituição de Ensino Superior. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(1). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2429