A Geração de Valor no Ensino Superior: uma Análise Quantitativa em uma IES Pública
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2461Resumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar a geração de valor percebida na educação superior. O delineamento teórico desse trabalho foi orientado essencialmente sob as definições de geração de valor, atividades acadêmicas e suporte organizacional no ensino superior, bem como saídas de conhecimento e habilidade adquiridas. Realizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo survey por meio da aplicação de um questionário. A população alvo deste estudo são os egressos e alunos em fase final de curso de graduação de uma IES pública sediada no estado do RS, sul do Brasil. Obteve-se uma amostra de 1220 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e multivariada. Dentre os principais resultados dessa pesquisa, pode-se destacar que a formação de seis fatores de análise das atividades acadêmicas e suporte organizacional e quatro fatores que abordam saídas de conhecimento e habilidades adquiridas. Quanto a esses fatores, os resultados indicam que houveram diferenças de percepção significativas entre os grupos de homens e mulheres, alunos matriculados e egressos, faixa de renda e o fato de o indivíduo trabalhar ou não em sua área de estudos no curso que realiza. A conclusão desse trabalho é que a geração de valor é uma necessidade premente nas IES e algumas atividades e ações específicas contribuem de maneira mais efetiva para a concepção de valor, nesse caso do ponto de vista do estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leander Luiz Klein, Gabriela dos Santos Malaquias, Vanessa Giacomelli Bressan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.